Festa dos Atiradores será realizada até o dia 20
Até às 23h30 de quinta-feira, entraram no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe 5.970 pessoas, superando os 5.942 visitantes da abertura da 31ª Schützenfest, em novembro de 2019. O público acompanhou no Pavilhão “A” do Parque de Eventos o ritual de abertura da festa, que é um momento de congraçamento, de alegria e, sobretudo, de resgate das tradições daquela que é uma das culturas mais expressivas da nossa região.
O evento contou com a presença de autoridades regionais e locais, representantes das sociedades de atiradores, das majestades da beleza e do tiro, grupos folclóricos e integrantes da Comissão Central Organizadora e das entidades parceiras da festa. Ao mesmo tempo, a paça de alimentação, o Pavilhão “B” e os estandes de tiro registravam um excelente movimento.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
A ritualística representou as festas de rei que acontecem na região desde o início do século passado, enaltecendo e resguardando as tradições das Schützenvereine, a razão maior da Schützenfest. O momento da entrada do desfile que representa a busca de reis foi iluminado por lanternas, conduzidas pelas majestades da beleza das sociedades de atiradores.
O pelotão entrou no Pavilhão “A” com as bandeiras Nacional, do Estado e do Município, conduzidas pela Liga de Grupos Folclóricos, seguida do Estandarte da Schützenfest, do estandarte e integrantes da diretoria da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu, acompanhados da Banda Estrela de Ouro, da Rainha e Princesas da Schützenfest (Emanuelli, Paloma e Jéssica) e o Wildried (mascote), presidentes, Rainhas e sócios das 17 sociedades participantes da 32ª Schützenfest.
O Rei dos Atiradores, Tiago Rafael Perin, e a Rainha das Atiradoras, Ináurea Reinke Schmidt, vieram na sequência. O comandante da festa, Marcelo Prochnow, organizou a passagem das majestades do tiro no corredor de espadas, momento que também remonta às festas tradicionais de rei.
Após a entrada e colocação dos grupos no centro do pavilhão, o rei e a rainha dos atiradores fizeram a passagem pela “guarda de honra”, formada pelos comandantes e onde receberam homenagens. Após as falas das majestades do tiro, da execução do Hino Nacional Brasileiro e do ‘viva’ às majestades, foram disparados os tiros simbólicos, com as participações do prefeito Jair Franzner, o rei e a rainha dos atiradores e outros cinco convidados.
Aproximadamente 50 integrantes dos grupos folclóricos participantes da festa entraram no salão, simbolizando a chegada dos imigrantes alemães ao Brasil, no ano de 1850, a instalação das primeiras sociedades de tiro, por volta de 1906, bem como a criação da Schützenfest, em 1989.
Depois, o prefeito Jair Franzner assinou o Decreto da Schützenfest.
O presidente da CCO, Alcides Pavanello, agradeceu a confiança depositada pela administração municipal e disse não ter dúvidas que esta será a maior festa de todos os tempos. Após os pronunciamentos das autoridades, aconteceu a sangria do primeiro barril de chope e a contagem regressiva para o início das festividades, com um brinde entre os presidentes das sociedades, presidente da CCO, prefeito e demais autoridades, entre elas o ex-prefeito e deputado estadual eleito, Antídio Lunelli, e o deputado estadual reeleito, Vicente Caropreso.
Deixe seu comentário nesse post