Mais de 20% dos eleitores de Jaraguá do Sul não votaram em 2020
Nas eleições municipais do ano passado, 22% dos eleitores de Jaraguá do Sul estiveram ausentes do processo eleitoral. Destes 22%, apenas 8% justificaram a falta até o começo deste ano. A cidade conta com 114 mil eleitores.
De acordo com o chefe de Cartório, Eduardo Arbigaus, por conta da pandemia, a Justiça Eleitoral suspendeu a penalização aos eleitores faltantes. “Ficaram 14 mil eleitores sem votar, que estariam irregulares com a Justiça Eleitoral. Entretanto, em virtude da pandemia, da abstenção, da dificuldade em votar, o TSE editou resolução que anistiou, perdoou a dívida de eleição 2020”, afirma.
O chefe de Cartório, Eduardo Arbigaus, reforça que a anistia só vale para as eleições do ano passado. “Lembrando que vale exclusivamente para as eleições de 2020. Quem deixou de votar em outra eleição, que está com irregularidade no cadastro, esse sim permanece com a multa pendente”, destaca.
Eleitores que não votaram nas outras eleições, e que não se justificaram, devem regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral mediante o pagamento da multa ou requerendo isenção ao juiz eleitoral.
Deixe seu comentário nesse post