Expectativa é de que sejam imunizados 3.300 profissionais da saúde
A Prefeitura de Jaraguá do Sul recebeu hoje, terça-feira (26), as primeiras doses da vacina contra o coronavírus fabricadas pela Oxford-AstraZeneca, em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz, que chegaram a Santa Catarina no domingo (24). De acordo com o Estado, foram 47,5 mil doses recebidas neste lote, o primeiro oriundo da Índia.
As 1.020 doses da vacina destinadas ao município foram retiradas por profissionais da Prefeitura na sede da 24ª Regional da Saúde, e encaminhadas à Unidade Sanitária Central, no Bairro Czerniewicz. As vacinas recebidas da Índia serão administradas como primeira aplicação, já que o imunizante da Oxford também precisa de duas doses para completar a proteção, e a segunda aplicação deve ocorrer em até 12 semanas.
Além destas 1.020 doses da Oxford, o município recebeu mais 50 doses da chinesa Coronavac, também disponibilizadas pelo Estado e que serão aplicadas nos grupos prioritários, de acordo com o Ministério da Saúde.
Até o momento, Jaraguá do Sul recebeu 2.392 doses de vacinas contra a Covid-19. As novas doses recebidas servirão para imunizar mais uma parte dos profissionais da saúde, que atuam diretamente no atendimento à população. Considerando os hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas, laboratórios, farmácias e consultórios, a expectativa é de que sejam imunizados 3.300 profissionais da saúde.
Pela ordem de vacinação definida pelo Ministério da Saúde, além dos profissionais da saúde, estão no público-alvo desta fase da vacinação, as pessoas com mais de 60 anos que residem em asilos, indígenas, idosos acima de 75 anos, pessoas de 60 a 74 anos, pessoas que apresentam alguma comorbidade, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. Seguindo esta determinação, Jaraguá do Sul necessitaria de 30 mil doses para completar a primeira etapa da vacinação.
Deixe seu comentário nesse post