Sou Patricia Moraes, jornalista com 20 anos de atuação. Apaixonada por leitura e um bom debate. Neste espaço convido vocês a refletir, não precisa concordar. Também deixo aberto o canal de diálogo para que a gente possa trocar ideias. Meu whatsapp é o 9-9254-3496.
Faz o que eu digo…
Vivemos a era da desinformação. Na guerra da verdade contra a mentira. As pessoas não querem fatos, querem reforçar sua própria opinião, mesmo que ela seja baseada em fakenews e distorções.
Na política, quem sabe se aproveitar desse desejo da população – o tal me engana que eu gosto – sai em ligeira vantagem. Na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, parlamentar faz discurso inflamado contra nomeações de candidatos que não foram eleitos pelo Executivo, faz vídeos e dá entrevistas sobre o tema pregando moral e esquece de dizer que ele próprio tem um assessor que foi derrotado nas urnas – só que em São Paulo. Aí pode né?
Sempre desconfiei dos que insistem em discursos revoltados que atraem milhares de curtidas. É preciso coerência até para cobrar e fiscalizar!
Na hora que o bicho pega…
No Brasil, a semana foi marcada pela prisão do deputado Daniel Silveira. Ainda que a gente deva discutir se a decisão do STF foi ou não constitucional, me parece que um olhar sobre a biografia do nobre parlamentar é obrigatória antes de parte do eleitorado torná-lo um mártir.
Dono de discurso midiático, raivoso, e com milhares de seguidores nas redes sociais, Silveira teve uma carreira nada edificante na Polícia. Respondeu a 60 inquéritos na corporação, e antes disso foi processado por apresentar atestados falsos para faltar ao serviço quando era cobrador de ônibus. É o que eles mesmos costumam chamar de vagabundo – desculpa pela expressão.
Preso, Silveira esperneou. A defesa disse que o STF extrapolou suas prerrogativas e feriu a liberdade de expressão. Mas eu te convido leitor a uma reflexão: o parlamentar não é defensor do totalitarismo, do AI5, da ditadura? Me parece que há um grupo que quer mordaça no Brasil, mas só para quem pensa diferente deles.
Outra questão que não sai da minha cabeça é como deixamos que alguém com uma biografia de Daniel Silveira se torne uma liderança com tanto espaço e importância?
O brasileiro precisa começar a ler mais do que os títulos das matérias que lhe chegam pelo whats. Ou ninguém vai nos salvar.
Lunelli recebe apoio dos prefeitos da região
Prefeitos da região já têm um candidato a governador definido, trata-se de Antídio Lunelli. Só resta saber se o MDB vai ter coragem de lançar alguém que defende uma ampla reformulação política ou se vai apostar em velhas figuras que correm o risco, mais uma vez, de deixar a sigla fora do segundo turno. Ah, claro, sempre há a terceira opção para o MDB: ser vice em uma chapa com chances de chegada. Pelo andar da carruagem, a sigla vai se alinhando de uma maneira tal com Carlos Moises que pode ficar difícil romper o cordão.
Pode deixar o PP
Prefeito de Guaramirim, Luís Chiodini tem uma ótima relação com o PP do município. Mas basta olhar o carimbo das emendas que chegam à cidade para perceber que Guaramirim não tem recebido a devida atenção dos deputados da sigla. Por isso, há quem acredite que o professor pode deixar o PP e até mesmo se candidatar a deputado estadual em 2022. Por enquanto, Chiodini nega.
Duas novas pontes em Jaraguá
A Câmara de Vereadores deve votar na próxima semana projeto que permite o Executivo investir cerca de R$ 8 milhões para tirar do papel a tão esperada ponte da Menegotti, ligando as ruas Treze de Maio com a Joaquim Francisco de Paulo, entre os bairros Chico de Paulo e Amizade. A Prefeitura de Jaraguá do Sul aguarda a aprovação para dar continuidade aos trâmites legais. E, segundo o secretário Otoniel da Silva, ainda no primeiro semestre do ano a chamada Ponte do Motel, na Barra do Rio Cerro, será inaugurada.
Dói no bolso
A terceira alta do combustível no ano – um mês e meio- deixou o brasileiro preocupado. Governo federal e governadores vão ter que discutir uma maneira de segurar os preços sem interferência na Petrobras. A questão do ICMS deve sim entrar na mesa.
Deixe seu comentário nesse post