Conselhos sobre o mundo corporativo e mercado de trabalho; Acompanhe a coluna em texto ou áudio
Olá, você que acompanha o Linkando Pessoas e Negócios!
Oportunidade ou ganância?
A expressão enquanto alguns choram, outros vendem lenços é antiga, porém muito bem aplicável. Quando olhamos o prisma das oportunidades é exatamente esta a condição que o empreendedor faz seu caminho. Observa uma situação que pode ser considerada como difícil para alguns, como uma grande oportunidade.
Algo novo é vislumbrado e surge um novo negócio. Uma nova empresa. Este é o princípio da coisa. Ver uma oportunidade, ver uma possibilidade, onde outros vem dificuldades.
Mas oportunidade é algo que precisa ser sempre percebida e assim novos negócios e novos empreendedores surgem. Assim a economia se renova e a máquina não para.
Mas oportunidade é muito diferente de oportunismo. Este último tem sido colocado em prática por alguns empresários nestes momentos mais estranhos de pandemia que o mundo vive.
Este tirar proveito da situação passa por um crivo que algumas pessoas parecem não entender, ou não querer entender. Muito se fala em solidariedade, de auxílio ao próximo, de ajuda mútua, de uma série de denominações para o tema ajudar. Obviamente uma empresa não vive sem ter bons resultados e lucro, mas há que custo e em que condições?
Algumas correntes contemporâneas da gestão colocam a condição da sustentabilidade como fator diferencial perante o mercado. Nesta condição de sustentabilidade vem a condição de como a empresa se posiciona perante seus concorrentes, clientes, fornecedores e colaboradores, ou seja como se relaciona. Ética ou não?
Será que tirar proveito de uma condição tão difícil como uma pandemia para obtenção de lucro fácil, pela exploração gananciosa de lucros, não caberia uma reflexão um pouco mais aprofundada?
Enquanto alguns segmentos estão se segurando como podem para a manutenção mínima de vida, alguns outros exploram este momento? Outros estão fechando suas portas depois de muitos anos de glórias e não tem mais de onde conseguir forças para sobreviver, ficar tirando proveito?
No mínimo estranho…levar vantagem na fragilidade é muito diferente que aproveitar uma oportunidade de negócios. Isto tem outro nome…
Pense nisto, [email protected]!
Acompanhe a coluna no áudio abaixo:
Deixe seu comentário nesse post