Ação reuniu Polícias Civil e Militar, Vigilância Sanitária, Fiscalização de Atividades Urbanas e Bombeiros Militares
As ações de fiscalização das medidas sanitárias em vigor prosseguem em Jaraguá do Sul e foram intensificadas na sexta-feira (05) e final de semana. As equipes, formadas por integrantes das Polícias Civil e Militar, Vigilância Sanitária, Fiscalização de Atividades Urbanas e Bombeiros Militares realizaram vistorias a estabelecimentos comerciais e abordagens em vários pontos da cidade. Em torno de 30 pessoas participaram da ação.
Segundo a gerente da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Nilceane Aparecida Junckes da Costa, a avaliação do trabalho é positiva. De acordo com ela não ocorreram grandes problemas em relação ao descumprimento dos Decretos estadual e municipal.
As fiscalizações foram divididas por equipes. Na sexta-feira, enquanto um grupo percorria os 11 maiores supermercados da cidade, outro grupo fazia rondas em bares e lanchonetes. Nestes locais não foram constatadas irregularidades.
O trabalho dos fiscais se estendeu também para o período noturno da sexta-feira. Segundo a gerente de vigilância sanitária, duas casas noturnas foram interditadas por 72 horas, por estarem funcionando após o horário permitido (22h), registrarem aglomeração e as pessoas sem usar máscaras. Um carro de lanche também foi abordado durante a madrugada e o proprietário orientado a encerrar a atividade.
No sábado, durante o dia, as fiscalizações continuaram nos supermercados e comércio ambulante, mas nenhuma irregularidade foi constatada segundo Nilceane, apesar do movimento intenso nas filas dos mercados. “As filas estavam organizadas, constatamos que dentro dos estabelecimentos o público estava controlado e isso é positivo”, destaca ela, lembrando que o decreto que começou a vigorar nesta segunda-feira (08), estabelece 25% de publico em qualquer estabelecimento. “Pedimos a colaboração das pessoas, dos donos de estabelecimentos quanto a isso. Se identificarmos irregularidades nas fiscalizações, vamos interditar”, alerta.
Os números apontam que o trabalho orientativo realizado pelos fiscais ficou concentrado em 2020, a partir de agora, depois de um ano de pandemia, as ações são mais coercitivas, resultando em interdições e multas. “Neste ano, a Vigilância Sanitária aplicou 10 multas relativas à Covid, no ano passado todo foram 18. O que tinha para orientarmos, nós orientamos. Agora não cabe mais somente orientação”, afirma.
O Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Márcio Leandro Reisdorfer também avalia de forma positiva a ação de fiscalização. De acordo com ele, além das duas notificações à estabelecimentos, a PM dispersou algumas aglomerações à noite, notificou veículo com som alto e nas rondas realizadas nos parques públicos, não houve registro de aglomerações.
Denuncias podem ser feitas por meio do 0800-642-0136 ou no 190 da PM.
Deixe seu comentário nesse post