Município espera a chegada de novas doses da vacina
A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, aguarda a chegada de novas doses de vacina para a continuidade da Campanha Nacional de Imunização contra o coronavírus, bem como a definição de novos grupos de acordo com o volume a ser recebido.
A última remessa chegou ao município no dia 04 deste mês. No mesmo dia a vacinação foi aberta para pessoas com 80 anos ou mais, retomada a aplicação nos profissionais de saúde com mais de 60 anos, além de profissionais de saúde com comorbidades, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS). Ao todo chegaram 660 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.
Segundo a enfermeira supervisora de imunização, Ana Cristina Kneipp, há doses armazenadas para garantir a segunda aplicação na população desses grupos, em um intervalo de duas a quatro semanas – para quem recebeu da vacina Coronavac –, já para a vacina Astrazeneca, o intervalo para a segunda dose é de 12 semanas.
Ela reforça a necessidade do retorno para completar a imunização. “Salientamos a importância da realização da segunda dose conforme esquema preconizado para a vacina recebida , pois somente com o esquema completo, a vacina será efetiva em sua proteção. As pessoas devem ficar atentas ao prazo de retorno para a segunda dose”, alerta.
Segundo Ana Cristina, até o final da tarde desta terça-feira (09), ainda restavam poucas doses para serem aplicadas. “Estamos praticamente finalizando essas doses”, salienta. Até o momento Jaraguá do Sul recebeu 4842 doses e aplicou 4815.
Em relação a sinais e sintomas apresentados após a vacinação, a supervisora de imunização ressalta que os mais relatados pelo público alvo foram: dor no local de aplicação, dor de cabeça, dores no corpo, diarreia, pico febril e cansaço. “Importante frisar que sinais e sintomas são esperados pós qualquer vacina aplicada, sendo de curta duração e não interferem no efeito vacinal” afirma. Do total de vacinados, até agora, em torno de 1.3% apresentou algum sintoma pós vacina, porém com melhora do quadro apresentado.
Pessoas acamadas
Pessoas acamadas conforme a faixa etária dos grupos de campanha, os familiares devem entrar em contato com a unidade de saúde de referência para passar endereço e assim que for possível uma equipe volante irá promover a vacinação na residência. Isso ocorrerá de acordo com o volume de doses recebidas.
Deixe seu comentário nesse post