Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina mostrou que imunizante reduz em 76% as internações
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina indica que a vacina tríplice viral pode ser uma saída contra a grave crise de saúde causada pelo coronavírus. Os resultados serão enviados ao governo do Estado. E já há sinalização de que SC pode promover uma campanha de vacinação em massa.
A pesquisa indica que o imunizante, oferecido pelo SUS desde 1992 no calendário de vacinação, reduz em 76% o número de internações hospitalares pela Covid-19.
A intenção é que a tríplice viral forneça uma imunização temporária e emergencial para o público dos grupos não prioritários, ainda sem previsão de receber doses das vacinas específicas.
O estudo de SC
O Centro de Pesquisa da UFSC fez o estudo com 430 voluntários da área da saúde. A conclusão é que a tríplice viral, amplamente usada no Sistema Único de Saúde, pode ajudar na estratégia de vacinação.
O estudo da UFSC também está avaliando por quanto tempo a tríplice viral age contra o novo coronavírus. A princípio, uma dose da vacina seria eficaz por seis meses, ao passo que uma dose dupla é válida por um ano.
Os resultados analisados demonstram uma eficácia de 76% contra casos mais graves de internação hospitalar e de 42% contra os sintomas em casos mais leves. A eficácia da Coronavac, por exemplo, é de 50,38% para sintomas, e 100% para casos graves.
Deixe seu comentário nesse post