De segunda-feira (8) até quinta-feira (11), mais de 80 estabelecimentos foram visitados
Equipes de fiscais da Vigilância Sanitária e Fiscalização de Atividades Urbanas da Prefeitura de Jaraguá do Sul continuaram, durante esta semana, as vistorias em estabelecimentos em diversos bairros da cidade, a fim de verificar o cumprimento das medidas restritivas do Decreto Municipal 14.795/2021, válido até esta sexta-feira (12). De segunda-feira (8) até a noite de quinta-feira (11), mais de 80 estabelecimentos foram visitados.
As equipes reforçam aos proprietários de estabelecimentos e à população que após as 19h somente os serviços de alimentação (lanchonete, padaria, carro de lanche, pizzaria, restaurante) podem trabalhar com entrega dos alimentos, via delivery ou entrega no balcão, isto até as 23h59, sendo proibida a comercialização de bebidas alcoólicas após às 18h, e que não pode haver consumo e comercialização de alimentos e bebidas alcoólicas nestes estabelecimentos das 18h às 6h do dia seguinte. Os mercados, as verdureiras, as lojas de conveniência, podem comercializar alimentos das 18h até às 23h59, mas não podem comercializar bebidas alcoólicas neste horário restritivo.
A identificação de estabelecimentos que não estejam cumprindo as exigências do Decreto Municipal implica em interdição por 72 horas, além de multa de mais de R$ 2.000,00.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, estas medidas, de limitação de horário, limitação de comercialização de bebidas alcoólicas, estabelecimentos fechados, têm como principal objetivo evitar a circulação das pessoas, evitar as festas clandestinas e aglomerações. Embora muitos destes estabelecimentos tenham adequado suas estruturas e procedimentos para evitar aglomerações e a propagação do vírus da covid-19, o momento é minimizar a circulação das pessoas.
Flagrantes
As ações de fiscalização das medidas sanitárias em vigor foram intensificadas nos últimos dois fins de semana, em função do lockdown decretado pelo governador Carlos Moíses. Em Jaraguá do Sul, no último fim de semana, por exemplo, equipes formadas por integrantes das Polícias Civil e Militar, Vigilância Sanitária, Fiscalização de Atividades Urbanas e Bombeiros Militares realizaram vistorias a estabelecimentos comerciais e abordagens em vários pontos da cidade. Em torno de 30 pessoas participaram da ação. Duas casas noturnas e um salão de beleza foram interditados por 72 horas e um carro de lanche foi fechado na madrugada.
Rondas em bares, lanchonetes, supermercados, salões de beleza, casas noturnas e outros estabelecimentos continuaram durante a semana. No fim das atividades de quarta-feira (10), um carro de lanches foi interditado por estar com clientes consumindo no local, após às 19h, bem como, por problemas de procedimentos e higiene. A pista de Skate, quadra de basquete e aparelhos de ginástica da Via Verde foram interditadas e as pessoas ali presentes dispersadas.
Denuncias podem ser feitas por meio do 0800-642-0136 ou no 190 da PM.
Deixe seu comentário nesse post