Vigilância Sanitária também faz levantamento dos necrotérios dos hospitais de Santa Catarina
A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado enviou às Prefeituras de Santa Catarina documento solicitando um diagnóstico sobre a capacidade dos cemitérios nos municípios. O objetivo é ter informações sobre uma possível sobrecarga no sistema, como ocorreu em Manaus.
Com todas as regiões do Estado na classificação gravíssimo e com a alta de óbitos permanente nas últimas semanas, o temor é justificado. “Em virtude da situação atual do mapa de risco em relação ao Covid-19 em todas as regiões do Estado e do crescente número de casos/óbitos, em reunião do Coes, surgiu a necessidade de levantamento preliminar sobre a atual capacidade e também saturação dos cemitérios de cada cidade de Santa Catarina”, diz o documento. Os municípios terão que enviar uma resposta à regional para que o Estado possa compilar os dados até o próximo dia 22.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado, o levantamento busca informações sobre a capacidade dos necrotérios dos hospitais e cemitérios de Santa Catarina. “O levantamento é uma informação sanitária fundamental para o planejamento do Governo do Estado”. As regionais ainda estão respondendo o questionário, por isso, ainda não é possível ter um panorama da situação.
Os dados do Estado mostram que Santa Catarina tem 424 pessoas a espera de uma vaga na UTI e 81 aguardando leito de enfermaria. São 8.695 óbitos desde o início da pandemia.
Deixe seu comentário nesse post