Atendimento em regime de plantão será dado aos pacientes suspeitos de coronavírus
A partir deste fim de semana, além do Pama e das unidades de saúde Wolfgang Weege (Barra do Rio Cerro), Jaquelini Francener (Ilha da Figueira) e Padre Antônio Echelmeyer (Nereu Ramos), também as UBS Germano Sach (João Pessoa) e Renato Pradi (Caic) passam a integrar os plantões de fim de semana para atendimento de pacientes com sintomas gripais, suspeitos de Covid-19. O Pama permanece atendendo das 6h30 às 22h nos sábados e domingos, enquanto que as outras cinco unidades estarão abertas das 7h30 às 11h30 e das 12h30 as 16h30.
Leia ainda: Vigilância Sanitária e Polícia Civil interditam empresa em Guaramirim
Desde segunda-feira (27), as unidades João Pessoa e Caic também estão atendendo exclusivamente pessoas com sintomas de coronavírus durante a semana, a exemplo das outras três, que começaram a fazer esse tipo de atendimento a partir do último dia 21. De acordo com a diretora de Saúde, Alessandra Carla Malschitzky, elas adotam basicamente os mesmos procedimentos feitos no Pama, com uma exceção. Nos casos em que houver necessidade de realizar teste PCR, o paciente terá o seguinte encaminhamento, com horário agendado: atendimentos nos fins de semana, ao Pama; atendimentos de segunda a sexta, ao Sesi.
Atendimentos
Com o reforço de mais duas unidades desde segunda-feira (27) nas consultas exclusivas a pessoas com suspeita de Covid-19, a Secretaria de Saúde totalizou 1.181 atendimentos no período de 26 a 30 deste mês. Deste total, 335 são referentes a coletas de exames de PCR no Pama 1, onde também ocorreram 401 consultas médicas. Os demais atendimentos foram realizados nas unidades de saúde Barra do Rio Cerro (140), Ilha da Figueira (60), Nereu Ramos (125), Caic (82) e João Pessoa (38).
Procedimentos
Reitera-se que é obrigatório o uso de máscara para receber o atendimento. Ele começa na entrada da unidade, com uma triagem sobre os sintomas, medição da temperatura corpórea e orientação para higienização das mãos. Febre, dor de garganta, coriza, tosse, dor no corpo, são alguns dos sintomas suspeitos. No atendimento médico, o profissional checa o quadro de saúde do paciente. Caso cumpra com os requisitos, ele é encaminhado para fazer o teste PCR.
A orientação da Secretaria de Saúde é, primeiramente, ligar para a Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089), com a finalidade de evitar exposição desnecessária. Caso haja orientação para ir a uma das unidades de atendimento aos casos de Covid-19, basta se proteger com máscara e levar um documento com foto. Todos os profissionais receberam treinamento para triagem.
Deixe seu comentário nesse post