Município ainda planeja regulamentação deste tipo de equipamento para 2021
Na última sexta-feira, dia 16, dois acidentes envolvendo patinetes elétricos foram registrados em Jaraguá do Sul. Em um deles, um homem ficou gravemente ferido.
O diretor Municipal de Trânsito, Gildo de Andrade, chama a atenção para o crescente uso deste tipo de veículo e a necessidade do uso dos equipamentos de segurança.
“Ele tem que ter velocidade máxima de 6 km/h em área de circulação de pedestres. Quando em ciclofaixas ou ciclovias, pode chegar até 20 km/h, ter o uso de indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna. Esse equipamento, se for maior que uma cadeira de rodas, ele não é mais equipamento de mobilidade individual e passa a ser considerado ciclomotor ou cicloelétrico”, afirma.
O diretor Gildo de Andrade também alertou para as regras no uso deste tipo de veículo. “As pessoas têm que se atentar quanto ao sentido de circulação da via, ou seja, tem que transitar no sentido dos veículos. Tem que parar no semáforo, cruzamento, usando um capacete de segurança”, destaca.
Patinetes e bicicletas elétricas ainda carecem de uma regulamentação por parte do município, o que deve acontecer neste ano, segundo o diretor de trânsito e transportes.
Deixe seu comentário nesse post