Confira como acessar o relatório completo
O último ano foi de desafios ainda mais expressivos também para a indústria brasileira. Com a pandemia do novo coronavírus, a reinvenção foi palavra-chave em todos os processos para que fosse possível seguir produzindo, movimentando a economia e, principalmente, garantindo a saúde e a segurança das pessoas.
A Lunelli, empresa catarinense com unidades em três Estados brasileiros, além do Paraguai, agiu rápido e, com adequações, deu andamento ao objetivo de fazer moda com significado. Agora, compila as principais conquistas de 2020 em mais um Relatório de Sustentabilidade. O documento fortalece o compromisso do grupo em colocar em prática processos ecoeficientes, sempre priorizando apoio a projetos socioambientais importantes para o negócio.
Conforme o diretor-presidente, Dênis Luiz Lunelli, apesar de desafiador, o ano contábil de 2020 foi encerrado com distribuição de lucro aos colaboradores. “Dessa forma, reiteramos a solidez e a sustentabilidade econômica da Lunelli.”, enfatiza. O Relatório de Sustentabilidade completo pode ser acessado em lunelli.com.br/sustentabilidade.
Pandemia
Criado no início da pandemia, o Comitê de Crise do grupo foi responsável pela discussão de ações imediatas, como a produção e doação de 50 mil máscaras a profissionais da linha de frente do combate à Covid-19, em Santa Catarina, e à população de Maracanaú, no Ceará. Outra iniciativa foi o repasse de dez respiradores ao Hospital São José, de Jaraguá do Sul. No total, as doações alcançaram R$ 549.928,57.
Pessoas
Com pouco mais de quatro mil colaboradores, a Lunelli finalizou 2020 tendo quase 70% do quadro de pessoal composto por mulheres, expressando a importância da contribuição feminina na indústria têxtil. Para oferecer mais qualidade de vida a essas pessoas, o grupo conta com plano de saúde e odontologia, ginástica laboral, grupos de corrida e ioga e médico do trabalho. Além disso, possui restaurante, que serviu, somente no ano passado, 657.401 refeições, assim como transporte para as unidades. Outro benefício é o Day Off, com dia de folga no mês de aniversário.
Os colaborares ainda contam com plano de previdência exclusivo, que já tem mais de três mil participantes. Em 2020, a rentabilidade alcançada pelo LunelliPrev foi de 6,97%. O plano é uma forma de estimular a conscientização e a educação financeira.
Apoio
Tendo como missão melhorar a vida das pessoas através de oportunidades, produtos e serviços, a Lunelli procura impactar positivamente as comunidades locais. Em 2020, a empresa doou R$ 1.731.293,75 a entidades e projetos.
Meio ambiente
A Lunelli é certificada, desde 2006, na norma NBR ISO 14001:2015. Através do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), a empresa atua na promoção de impactos ambientais positivos e, por consequência, na redução e mitigação dos negativos. Em 2020, o grupo teve uma redução de cerca de 10% no consumo de água na unidade Beneficiamentos, em relação a 2019. Houve ainda o tratamento de 79 litros de efluente por kg de malha produzida.
Além disso, como parte do Sistema de Gestão Ambiental, os resíduos gerados nas operações foram destinados, na totalidade, de forma ambientalmente correta. Os resíduos têxteis enviados à reciclagem, por exemplo, somaram 1491 toneladas. A busca pela eficiência energética faz parte das iniciativas para redução do impacto negativo e, em 2020, na Lunelli Malhas e Tecidos, maior consumidora de energia elétrica do grupo, foram usados 1,63 kWh/kg, o que representou 5,2% menos que em 2019.
Moda consciente
O compromisso com a moda consciente leva a Lunelli a se relacionar com fornecedores e parceiros alinhados a esse propósito. Nesta lista estão a The Brazilian Sustainable Fashion League, o movimento Sou de Algodão, a BCI – Better Cotton Initiative, o ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals) e a Lenzing.
Outros destaques, neste sentido, são as coleções e linhas especiais lançadas pelo grupo. A Don’t Turn Your Back To The World, por exemplo, usa viscose ecológica, alfaiatarias produzidas com matérias-primas recicladas, renováveis, naturais e orgânicas, jeans com menor consumo de água e energia e aviamentos com menor impacto ao meio ambiente.
Impacto econômico
Depois de receber por três vezes seguidas o Selo de Excelência em Franchising, e pelo segundo ano consecutivo, o Certificado de Franquia Internacional da Associação Brasileira de Franchising, a Lez a Lez entrou, em 2020, para a lista das melhores franquias do Brasil da Pequenas Empresas & Grandes Negócios. No ano passado, a Lunelli ainda lançou o Programa UNE. A plataforma de vendas online do grupo oportuniza que divulgadores vendam as marcas do portfólio usando o estoque da empresa.
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