Número de internações também caiu para pessoas com mais de 70 anos
As mortes de pessoas com idades entre 70 e 89 anos representavam 46,5% dos 71 registros ocorridos no mês de março, quando teve início a vacinação para o público a partir dos 70 anos. Com o avanço da vacinação, no mês de abril este percentual caiu para 25%.
O secretário de Saúde, Alceu Moretti, celebra os dados e reforça a importância da vacina. “Nós temos percebido uma diminuição de internações e complicações em pessoas acima dos 70 anos. São pessoas que tomaram a primeira dose, segunda dose. É nítido essa diminuição de internações”, destaca.
Outro dado também chama a atenção. Em fevereiro as mortes em decorrência do coronavírus em pessoas com menos de 60 anos representava 26% do total. Já em abril, este percentual saltou para 44% do total de óbitos.
Internações também caem
Conforme os dados do Hospital São José, a proporção de idosos entre os novos pacientes internados por covid, também vem reduzindo gradativamente. Em janeiro, dos 82 pacientes internados por covid, 48 tinham mais de 60 anos e 35, tinham menos. A partir de fevereiro a curva começou a mudar. Dos 86 pacientes internados pela doença, 31 tinham mais de 60 anos e 55, menos de 60. No mês de março, das 186 pessoas internadas por covid-19, 91 tinham mais de 60 anos e 95, menos. O hospital não tem fechados os dados do mês de abril.
Segundo o Gerente Executivo Assistencial do hospital São José, Renan Urack Sagrilo, o cenário inverteu e atualmente há uma maior prevalência de internações hospitalares do público mais jovem, com menos de 60 anos. “É cedo para sabermos, mas eu acredito que a vacina tenha impactado nestes dados, inclusive, nos casos de afastamentos de funcionários do hospital por covid. Depois da vacinação tivemos pouquíssimos afastamentos pela doença ou casos bem leves”, informa.
A Secretaria de Saúde do Estado também acredita que, embora os dados ainda sejam preliminares, já há indícios da eficácia da vacinação em profissionais da saúde e idosos, principalmente acima de 80 anos.
Deixe seu comentário nesse post