Objetivo é incentivar jovens a praticar tiro na modalidade chumbinho como forma de manter a tradição das festas de busca de Rei e Rainha e manter viva a tradição germânica na região
Termina em 16 de maio o prazo para inscrição no edital de credenciamento 38/2021 Programa Bolsa Cultural – Incentivando Talentos – saberes Imateriais, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O edital busca o credenciamento de pessoas jurídicas sem fins lucrativos, com sede e atividades culturais comprovadas em Jaraguá do Sul, que prestem serviços culturais relativos a tradições germânicas e inerentes às atividades de difusão da prática do tiro ao alvo, modalidade chumbinho, por meio da concessão de bolsas junto ao Programa Bolsa Cultura Incentivando Talentos. O valor investido será da ordem de R$ 129.600,00.
Uma vez credenciada, a instituição deverá ofertar até 12 bolsas de R$ 150,00 cada, para a prática desportiva. Serão disponibilizadas para este edital até 144 bolsas desta natureza. Está proibida a cobrança de valores adicionais em matrículas, acréscimos nas mensalidades, material didático ou locação de equipamentos. Pelo menos 50% das bolsas serão destinadas para menores de 20 anos. Caberá à entidade a responsabilidade pelos alunos bolsistas menores e a oferta da infraestrutura necessária como materiais e equipamentos para a prática do curso oferecido.
As instituições interessadas no credenciamento deverão entregar ficha de inscrição e documentos necessários até o dia 16, no Setor de Protocolo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Informações e esclarecimentos adicionais sobre este edital poderão ser obtidas na Secel, pelo fone 3270-4300, ou ainda pelo e-mail [email protected].
Para ser considerada habilitada, a entidade interessada deverá apresentar estatuto com finalidade cultural; integrar uma Associação de Tiro; demonstrar atuação em eventos de cunho cultural, na área do tiro ao alvo; comprovar a participação em campeonato oficial de tiro ao alvo, promovido pela associação a que pertence; comprovar as atividades culturais por meio de certificados, documentos, fotos e mídias que demonstrem a atuação em eventos; possuir profissionais habilitados para a realização do curso oferecido; atender os alunos bolsistas a partir de seis anos de idade, sem limite de faixa etária e também alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
De acordo com a secretária Natália Lúcia Petry, o edital tem entre os objetivos incentivar a prática do tiro ao público jovem como forma de manter a tradição das festas de busca de Rei e Rainha nas sociedades, bem como manter viva a tradição germânica no município. “A secretaria vem trabalhando para verificar de que forma pode incentivar as iniciativas culturais. Trata-se de um segmento prejudicado, pois quem produz cultura está há mais de um ano impossibilitado de desenvolver as suas atividades por causa da pandemia de Covid-19, e as sociedades de tiro exercem papel preponderante na manutenção das tradições germânicas de forma voluntária. O Programa Incentivando Talentos, levado às sociedades, demonstra o apoio do poder público no sentido de oportunizar a continuidade de todo esse engajamento até que se possa realizar novamente o Schützenfest”, explica. A última edição da Festa dos Atiradores, a 31ª, ocorreu em 2019 e a 32ª foi adiada para novembro de 2022, também em virtude da pandemia.
Para o diretor de Cultura, Sidnei Marcelo Lopes, o Programa Incentivando Talentos busca, há muitos anos, valorizar os produtores culturais da cidade e agora, inserido nas sociedades de tiro, fornece amparo na perpetuação das tradições das festas de Rei e Rainha, numa demonstração de valorização deste trabalho voluntário. “Este edital, dentro das sociedades de tiro, além de proporcionar um suporte às instituições desta natureza, impossibilitadas de promover bailes e festas, representa a continuidade dos valores das tradições do tiro em nossa cidade”, pondera.
Deixe seu comentário nesse post