Sirley Schappo é uma das autoras da proposta que será encaminhada ao Comitê Extraordinário
A Câmara de Jaraguá do Sul aprovou na sessão desta quinta-feira (17), moção idealizada pelas vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (PP), que leva a assinatura dos demais vereadores, solicitando a inclusão das lactantes (mulheres que estão amamentando) e gestantes no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 em Jaraguá do Sul. O apelo será encaminhado ao Comitê Extraordinário Covid-19 do Município.
A moção é inspirada no movimento “Lactantes pela vacina” que chama a atenção para os números preocupantes de mortes de gestantes e bebês no país. Segundo estudos da ONG Vital Strategies, ao menos 1,3 mil bebês teriam sido vítimas da doença, e cerca de 1,1 mil gestantes perderam a vida para a Covid-19.
“Todos sabemos que o leite materno passa anticorpos da mãe às crianças. Também há registros muito positivos de gestantes que pertenciam a algum grupo prioritário, que foram vacinadas e que os bebês nasceram com anticorpos, como foi registrado neste ano em Tubarão, no Sul do estado”, destaca a vereadora Sirley.
Lactantes, inclusive, já estão incluídas em grupos prioritários em 16 cidades do Brasil, nos estados de SP, RJ, RS e PR. Esta proposta também foi aprovada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e sancionada pelo governador Carlos Moisés nesta quinta (17).
“Jaraguá do Sul agora pode dar um passo à frente e ser modelo para o estado, sendo a primeira cidade catarinense a incluir as gestantes e lactantes no grupo prioritário da imunização contra Covid-19”, complementa Sirley.
Deixe seu comentário nesse post