Confira os detalhes para retirada do FGTS
A Prefeitura de Jaraguá do Sul disponibiliza a partir desta quarta-feira (12) um sistema on line para registro dos danos causados pelo vendaval do dia 30 de junho. O preenchimento dos dados deverá ser feito até o dia 25 de agosto no endereço jaraguadosul.sc.gov.br/ciclone. Na ocasião, a Defesa Civil do município recebeu 221 chamados devido aos ventos fortes, que atingiram mais de 100 km/h na região e causaram muitos estragos. O registro dos danos é necessário para solicitação de saque do FGTS à Caixa Econômica Federal, previsto em casos de desastres naturais como o do ciclone bomba.
O diretor de Defesa Civil Hideraldo Colle explica que as principais ocorrências durante o vendaval foram relacionadas a destelhamentos, quedas de muro, quedas de árvores com danos materiais, entre outras. “O sistema será simples de preencher, mas, se ainda assim houver dúvidas, teremos um telefone à disposição no horário das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30. O número é 2106-8773”, completa Colle.
O secretário de Assistência Social, André de Carvalho Ferreira, que coordena as informações sobre o sistema de registro, explica que tudo se dará de forma digital, sem o solicitante precisar ir a lugar nenhum. “Tudo ocorrerá em duas etapas. A primeira é essa do registro no site jaraguadosul.sc.gov.br/ciclone, com comprovação dos danos, dados dos imóveis, etc. Essa etapa finaliza às 23h59 do dia 25 de agosto. A Caixa Econômica irá analisar cada caso e divulgar as unidades habitacionais que foram homologadas para receber o FGTS. Essa lista será divulgada no site da prefeitura na primeira quinzena de setembro, por volta desse período.
A segunda etapa consistirá no cadastro, também on line, dos aprovados para o saque do fundo no aplicativo de celular FGTS. Nesse cadastro deverá constar os dados pessoais, foto do comprovante de residência, do documento de identidade e a escolha de qual conta bancária para receber o fundo”, detalha Ferreira.
O sistema para registro dos danos foi desenvolvido 100% pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura, em tempo recorde – três dias – e totalmente on line. A liberação para o saque acontece cerca de 40 dias após o vendaval, devido a todos os trâmites necessários até a aprovação do governo federal.
Confira abaixo o passo a passo da primeira etapa para solicitar o saque do FGTS
1. Acessar jaraguadosul.sc.gov.br/ciclone
2. Completar os campos com dados pessoais, endereço, PIS-PASEP e dados do imóvel danificado
3. Selecionar o tipo de avaria no imóvel (como destelhamento, queda de muro, quebra de vidros)
4. Acrescentar nome completo e dados de duas testemunhas
5. Anexar foto do comprovante de residência (em seu nome) onde houve a avaria. Anexar foto da fachada da residência onde houve a avaria. Anexar foto do dano causado.
6. Clicar no ícone de que as informações declaradas são verdadeiras, se esse for o caso.
7. Clicar em “enviar”.
*Caso a declaração seja inverídica, o solicitante e as testemunhas podem responder judicialmente por crime de falsidade ideológica.
*Valor máximo por fundo de garantia: R$ 6.220
*Lista de residências homologadas e instruções para a segunda etapa serão divulgadas no site da prefeitura, www.jaraguadosul.sc.gov.br
*Dúvidas podem ser sanadas pela central de orientação sobre o saque do FGTS no número 2106-8773, de segunda a sexta, das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30.
Deixe seu comentário nesse post