População mais vulnerável exige cuidados redobrados. Veja como se proteger:
Uma massa de ar polar prevista para chegar a Santa Catarina nesta terça-feira (27) deve provocar uma queda brusca das temperaturas em várias regiões. Diante desse cenário de frio extremo, a Defesa Civil estadual emitiu recomendações para evitar situações de risco.
A recomendação principal é reforçar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e moradores de ruas. Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais, assim é recomendado que sejam abrigados durante a noite.
É preciso se manter aquecido, mas evitando técnicas que possam colocar as pessoas em risco como acender churrasqueiras ou latas com combustíveis dentro de casa, o que pode provocar incêndios, queimaduras ou causar a morte devido a inalação de monóxido de carbono.
Hidratação e alimentação
Outra recomendação é beber bastante água e manter a pele hidratada, especialmente mãos, pés, rosto e lábios. É preciso reforçar os cuidados com a higiene das mãos e evitar locais fechados com muitas pessoas aglomeradas.
Na hora das refeições, o ideal é dar preferência a sopas e um chá quente, que podem ajudar a enfrentar o frio. Contudo, frutas e vegetais ainda devem fazer parte do cardápio, pois o consumo de vitaminas, sais minerais e antioxidantes contribuem para minimizar as infeções típicas da estação.
Roupas quentes
Outra recomendação diz respeito ao uso de agasalhos adequados para não sofrer o risco de hipotermia. Acessórios como luvas, gorros, meias e cachecóis garantem a proteção das extremidades do corpo.
Canos e tubulações
A Defesa Civil estadual recomenda a proteção de tubulações de água que não estejam enterradas e equipamentos descobertos. A proteção pode ser feita com papelão, jornais, plásticos ou lonas. Isso minimiza a probabilidade de congelamento da água nos canos.
Deixe seu comentário nesse post