Dos 6.166 registros feitos pelos munícipes desde o início do ano, 4.225 já foram resolvidos
A Secretaria de Transparência e Integridade Pública da Prefeitura de Jaraguá do Sul tem uma atenção especial à Ouvidoria da Prefeitura. Além de ser uma ferramenta de solicitação de serviços, denúncia, crítica ou elogio para os jaraguaenses, a ouvidoria também é vista pelo secretário da pasta, Leonel Pradi Floriani, como um meio para aumentar a transparência da administração municipal, melhorar a fiscalização pública e auxiliar nas estratégias dos serviços públicos.
“Com o início da pandemia tivemos um aumento no número de registros feitos pelos munícipes na ouvidoria. Vemos isso como algo positivo, como um olhar mais cuidadoso dos munícipes pela cidade. Porque cuidar do buraco da rua ou de uma área pública é exercer a cidadania”, destaca Floriani.
De janeiro até o dia 26 de julho deste ano, a Ouvidoria da Prefeitura registrou 6.166 registros, sendo 3% pessoalmente, 65% por telefone (0800), 24,5% pelo site da prefeitura e 3% pelo e-mail [email protected].
O percentual restante, 4,5%, foi registrado pelo aplicativo de celular Jaraguá na Mão, alguns de munícipes e outros via testes de funcionamento. Nesse momento o aplicativo já se encontra disponível para Ouvidoria e pode ser usado normalmente. Desses 6.166 registros, 4.225 foram resolvidos, ou com a solicitação feita ou com uma resposta à solicitação.
O índice de 68% de resolubilidade é considerado bom pelo secretário Leonel Floriani, porém a meta é chegar a 100% de resolubilidade em até 30 dias após a solicitação registrada. “Queremos valorizar, cada vez mais, o munícipe que exerce sua cidadania e registra sua reclamação ou denúncia na Ouvidoria. E dar uma resposta em até 30 dias é um meio de valorização”, explica Floriani. No ranking de maior número de registros, a Secretaria de Obras fica em primeiro lugar, com pedidos de patrolamento, macadame e outros serviços.
Estrutura da Ouvidoria
A Ouvidoria da Prefeitura conta com quatro servidores, entre eles, uma coordenadora. No atendimento pelo 0800-642-0156 e presencial, tem como horário das 7h30 às 17 horas. Os outros meios de solicitação, como o site, e-mail e aplicativo Jaraguá na Mão, podem ser utilizados a qualquer hora do dia ou da noite.
Atualmente a Ouvidoria funciona junto à Central de Telefonistas, em um prédio próximo à Diretoria de Comunicação e Jornalismo. Mas o secretário Floriani adianta que a Ouvidoria terá um espaço maior e mais adequado junto à Secretaria de Transparência e Integridade Pública, no prédio ao lado da Defesa Civil de Jaraguá do Sul. A previsão de mudança de local é para daqui 30 dias.
Serviço
O quê: Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul
Quem pode utilizar: Todos os cidadãos de Jaraguá do Sul
Quando: Horário de funcionamento para o 0800-642-0156 e para o atendimento presencial (obrigatório uso de máscara): das 7h30 às 17 horas
Onde: Rua Walter Marquardt, 1111, Barra do Rio Molha. Próximo à Diretoria de Comunicação e Jornalismo
Outros meios para registrar solicitação:
Site: jaraguadosul.sc.gov.br/ouvidoria
E-mail: [email protected]
Aplicativo de celular: Jaraguá na Mão, em “Ouvidoria”.
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