Alunos com condições de risco – previstas em decreto – poderão permanecer no sistema remoto
A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul divulgou nesta sexta-feira, dia 13, a Instrução Normativa nº 014/2021/SEMED – com base no Decreto estadual nº 1.408/2021 e na Portaria n° 1.967/2021 conjunta da Secretaria de Saúde e Educação do estado – que regulamenta as atividades presenciais na rede municipal de ensino e extingue os grupos híbrido (uma semana presencial e uma semana digital) e remoto (só digital).
A retomada das aulas 100% presenciais foi possível graças à flexibilização do distanciamento entre alunos dentro da sala de aula – de 1,5 metro para de 1 metro até 1,5 metro – regulamentado pelo decreto estadual e portaria citados acima.
Todos os alunos da rede municipal devem retornar às aulas presenciais a partir de segunda-feira (16). A exceção se dá somente por dois motivos: o primeiro, se o aluno tiver uma das condições de risco previstas na instrução normativa (ver lista abaixo); o segundo, se houver suspeita/isolamento/contágio por covid-19. A secretária de Educação Ivana Dias explica que somente nesses casos é possível acompanhar as aulas remotamente.
“Fora isso, todos os alunos da rede devem retornar às aulas presenciais a partir de segunda-feira. O que, certamente, resultará em mais qualidade na aprendizagem dos nossos alunos”, ressalta Ivana.
As aulas em sistema remoto irão continuar apenas para alunos que se enquadrem nas seguintes condições de risco, com atestado médico atualizado:
-gestantes ou puérperas
-obesidade grave
-asma
-doença congênita ou rara ou genética ou autoimune
-neoplasia
-imunodeprimidos
-hemoglobinopatia grave
-doença cardiovascular
-doença neurológica crônica
-diabetes mellitus
O protocolo sanitário para prevenção à covid-19 continua sendo seguido à risca por todos os profissionais da educação. Os alunos seguirão com o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento, uso individual de material escolar e de garrafinha de água.
A Instrução Normativa nº 014/2021/GABSECR/SEMED estará disponível no site da Secretaria de Educação até o fim desta sexta-feira, dia 13.
Deixe seu comentário nesse post