Projeção é de aumento de 16,68% para o próximo ano
Preocupado com o aumento no preço da conta de luz, o Ministério de Minas e Energia busca soluções para deixar a tarifa de energia elétrica mais baixa em 2022. A projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que no ano que vem o preço seja elevado em 16,68%.
O governo estuda devolver aos consumidores os créditos tributários, como descontos no ICMS, utilizar o dinheiro com a venda da Eletrobrás e quitar a dívida da construção da usina de Itaipu.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc), Gérson Berti, a busca desta solução terá pouco resultado. Não vai baixar o preço da conta de luz. Ele argumenta que tem que fazer algo novo e moderno para baixar o preço.
A elevação no preço da energia elétrica em 2022 acontecerá por causa da falta de água nos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste e Centro-oeste do país, onde ficam as maiores geradoras. Diante disso, as usinas termelétricas são acionadas e utilizam óleo diesel, carvão e gás natural, o que faz o preço subir, ocasião onde se aplica a chamada bandeira vermelha, onde é cobrada uma taxa extra na conta de luz.
Deixe seu comentário nesse post