Ferramenta é uma vitrine tecnológica para aprimorar a conexão entre o ensino superior e as esferas pública e privada
O campus de Jaraguá do Sul da Católica de Santa Catarina sediou na manhã desta sexta-feira, 20 de agosto, a apresentação da ON, Plataforma das Instituições Comunitárias do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) (www.comunitarias.org.br). O evento reuniu representantes da iniciativa privada e do poder público no auditório do centro universitário.
“Dentro das nossas instituições de ensino superior temos uma verdadeira potência, com competentes doutores, à frente de relevantes pesquisas. A ON funciona como esse portfólio do que elas têm feito, pois isso tudo não pode ficar apenas dentro do ambiente acadêmico”, explica Adriano Rodrigues, coordenador da plataforma de inovação. “Toda a inteligência e competência da academia agora chegam na ponta, nas pessoas. Qualquer prefeito, secretário, empresário, aluno e pesquisador pode encaminhar demandas, que são analisadas por um grupo multidisciplinar e respondidas em até 24 horas. É um modelo adequado ao tempo do mercado e que favorece a visibilidade dos profissionais mais ágeis”, acrescenta.
A Católica SC é uma das 15 instituições de ensino superior participantes da iniciativa no Estado. “Tivemos a oportunidade de participar do início deste projeto e hoje vemos o resultado de todo esse esforço. A plataforma está muito dinâmica e bem estruturada. E ela vem em um ótimo tempo, no qual há um novo pensamento no ensino superior, focado na importância de estar conectado e da busca das necessidades da comunidade empresarial e das esferas sociais e culturais”, avalia Anselmo Luiz Jorge Ramos, presidente do conselho curador da Ferj (Fundação Educacional Regional Jaraguaense), instituição mantenedora da Católica SC.
“Nos próximos anos ainda colheremos muitos frutos desta iniciativa. Este é mais um passo que a nossa instituição deu, que vai ao encontro da nossa crença de que é por meio do desenvolvimento científico e tecnológico e implantação de inovações que poderemos promover a transformação. Agora a sociedade tem um canal aberto para nos demandar. A plataforma é justamente para isso, unir forças de uma forma organizada”, afirma Cleiton Vaz, reitor da Católica SC.
Conexão entre poder público e iniciativa privada que vai além de SC
A criação da ON foi viabilizada por meio da concessão de recursos federais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e estaduais, via Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Além disso, há parcerias firmadas por meio de termos de cooperação com a Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) e Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).
“É um novo momento e movimento de desenvolvimento, no qual os empresários e pesquisadores acadêmicos estão ‘na mesma mesa’, conversando. A plataforma vai gerar conexões, solucionar problemas, criar oportunidades, promover desenvolvimento e criar receitas”, avalia Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc. “Esta ação recebeu apoio do Governo do Estado pois faz muito sentido: permite executar a política pública de ciência, tecnologia e inovação de forma mais assertiva. Ela nos possibilita identificar as necessidades e escutar as regiões”, acrescenta.
Os próximos passos previstos pela equipe da plataforma são ampliar a conexão entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por meio da integração de 15 instituições de ensino gaúchas, até dezembro; e incluir outros atores da Abruc (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias), para atingir a marca de 86 instituições conectadas, até julho de 2022.
Deixe seu comentário nesse post