As vacinas são para segunda dose da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer
O município de Jaraguá do Sul recebeu 6.140 novas doses de vacinas contra a covid-19 nessa quarta-feira (1) mas, somente para aplicação das segundas doses (D2).
De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, para os próximos dias um grande grupo é esperado para completar o esquema vacinal com a D2. Ele ressalta a importância do retorno. “As pessoas precisam entender que os estudos das vacinas foram feitos com a imunização em duas doses. Ou seja, a eficácia foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. A segunda dose aumenta e prolonga a proteção”, informa.
As autoridades de saúde reforçam que, mesmo fora do prazo, é preciso completar a imunização para obter uma boa resposta imune. “A vacina não protege somente a pessoa que toma a sua dose, ela cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar”, explica a supervisora de Imunização, Ana Cristina Kneipp.
A eficácia da vacina se torna maior, melhor e mais duradoura com a segunda dose. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde cerca de 3.300 pessoas estão com a D2 em atraso no município. Os números são do início da imunização até essa quarta-feira (01).
Já os que estão aptos a tomar a primeira dose e ainda não compareceram, são em torno de 20 mil pessoas. “Assim que recebermos doses para a D1 vamos retomar a vacinação e pedimos para que essas pessoas venham se imunizar”, pede Alceu Gilmar Moretti.
Deixe seu comentário nesse post