Setor de turismo e comércio iniciaram movimento pelo retorno. Empresário Luciano Hang diz que medida é importante
O Ministério de Minas e Energia solicitou novos estudos ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para avaliar a possibilidade de voltar a adotar o horário de verão. Porém, representantes do governo federal já se manifestaram contra a ideia. O próprio Ministério de Minas e Energia já contestou o que considera possibilidade muito pequena de economia.
“A contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno”, diz o ministério, em nota.
Setores como o de turismo, serviços e shoppings centers, entretanto, vêm pressionando o governo federal pelo retorno do programa. Além da possibilidade de economizar energia, eles seriam beneficiados com o aumento da circulação de pessoas no início da noite. O empresário Luciano Hang é um dos líderes do movimento pelo retorno do horário de verão.
Nesta semana, o pleito ganhou apoio também do ICS (Instituto Clima e Sociedade), Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e IEI (sigla para Iniciativa Energética Internacional), que consideram que o governo precisa lançar mão de todas as medidas de economia possíveis.
Deixe seu comentário nesse post