Confira!
Sucessão
Empreender, estruturar seu próprio negócio, fazê-lo progredir é o sonho de todos que abrem uma empresa. Em especial dentro do âmbito familiar. Ter a empresa como futuro para a família, como garantia financeira. Um belo sonho, mas precisa ser estruturado
Segundo a Price Water House Cooper, 44% das empresas no mundo, não tem um projeto de sucessão, das 279 empresas brasileiras participantes, 72,4% não tem isto estruturado.
Falar em sucessão remete aos herdeiros terem vontade de continuar um sonho que nem sempre é o deles. Não foram eles que idealizaram e que podem querer ou não dar sequência ao mundo idealizado pelo fundador.
Quando está definida a condição básica de se entender a vontade de continuar, começa o projeto sucessão propriamente dito. O perfil do ou dos possíveis herdeiros precisam ser identificados através de avaliação comportamental, para entendimento de quanto esta trajetória será ou não facilitada. Estruturar um Plano de Desenvolvimento para o ou os envolvidos. Isto não acontece de um ano para outro. É uma trajetória mais longa pois precisa de consistência e não de folguedos.
Estamos falando aqui de quem está diretamente ligado ao poder central, mas o plano de sucessão envolve toda a estrutura da empresa. Pois pode existir gap de tempo para o herdeiro assumir o poder central.
Neste momento a empresa passa por um novo dilema, ela tem efetivamente lideranças preparadas para auxiliar o desenvolvimento do ou dos herdeiros? Passar a cultura existente, a vivência de gestão adequada ao alcance dos resultados?
Aí vem a verdadeira dimensão de muitas empresas familiares. A complexidade na gestão, muitas vezes centralizadas, associada às pessoas que estão ocupando cargos de liderança, mas não são líderes. Foram pessoas aproveitadas da própria estrutura, bons técnicos ou operadores que foram intitulados gestores.
O trabalho tende ser mais desafiador em estruturar toda a cadeia de sucessão, todos os envolvidos precisam ser olhados e validados em suas posições. O processo é mais denso e complexo, mas fundamental para a perenidade da empresa.
Não haverá futuro saudável sem esta estruturação, a empresa estará em risco num futuro próximo. Exemplos não faltam para evidenciar isto. É necessário verificar se quem está no cargo tem perfil esperado e, se não? O que deve ser feito com esta pessoa?
Dimensionar as diferentes etapas desta caminhada é fundamental ser realizado. Garantir o futuro do sonho parte da compreensão do que se espera para o futuro. É uma leitura estratégica da empresa e das pessoas que a compõe.
Um sonho pode ser eternizado com uma boa estruturação a partir do presente. Pense nisto! [email protected].
Deixe seu comentário nesse post