Veja detalhes; seleção deve ser lançada nas próximas semanas
Mais de 7 mil pessoas serão contratadas temporariamente em Santa Catarina para atuar no Censo 2022. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa) divulgou detalhes de como a pesquisa irá funcionar em reunião na Câmara de Vereadores, em Florianópolis, nesta quarta-feira (8).
Os profissionais serão selecionados por um processo seletivo que deve ter o edital lançado nos próximos dias. A expectativa é de que a seleção seja aberta ainda no fim de 2021, ou, no máximo, em janeiro de 2022.
Os agentes serão capacitados entre 5 a 15 de abril e recenseadores, de 16 a 20 de maio.
Importância da pesquisa
O Censo 2022 será realizado entre 1º de junho e 31 de agosto do próximo ano. Mais de 200 mil pessoas irão trabalhar em todo o Brasil. Lembrando que em 2020 e 2021 a pesquisa foi cancelada devido ao avanço da pandemia da Covid-19 no país. Segundo o IBGE, o Censo tem diversos impactos para as cidades brasileiras, como saber se a população está mais jovem ou mais velha, saber se tem mais crianças para a construção de creches.
Além disso, as cidades também são impactadas pelo Fundo de Participação dos Municípios, que é a verba que a cidade recebe do governo federal de acordo com a quantidade de habitantes.
O questionário básico tem 26 perguntas e avalia as principais característica dos municípios e moradores. Já o outro questionário de amostra terá 77 questões mais elaboradas envolvendo detalhes como raça, estado civil, núcleo familiar, religião, deficiência e outros. Esse questionário será aplicado em cerca de 8,5 milhões de residências do Brasil.
Remuneração e benefícios do IBGE
O profissional Agente Censitário Municipal receberá o valor de R$ 2.100,00. Já para o cargo de Agente Censitário Supervisor a remuneração será de R$1.700. Para ambos os casos, a jornada de trabalho será 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.
A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas. A jornada de trabalho recomendada é de 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória do Treinamento.
Além disso, serão concedidos os seguintes benefícios aos profissionais:
- Auxílio-Alimentação,
- Auxílio-Transporte,
- Auxílio Pré-escolar,
- Férias,
- 13º salário proporcionais.
Deixe seu comentário nesse post