Confira!
Serás severamente punido por sua proatividade!!
Nas empresas em processos seletivos, uma das competências solicitadas para os candidatos é a proatividade. Proativo é o sujeito que antevê as situações, que as realiza sem a necessidade específica de mando ou ordem de alguém. É a pessoa que age em prol das necessidades existentes na empresa, ele enxerga o futuro. Vai lá faz e pronto!
Na teoria é tudo muito bonito, chega a emocionar. Mas na prática de algumas empresas isto não é bem assim. Por quê?
O proativo vê uma situação e procura a melhor forma possível para resolvê-la e detalhe: resolve. Ele, o proativo, também se incomoda com a mesma maneira de fazer as coisas, quer e entende que as coisas podem ser feitas de uma maneira melhor e detalhe: ele faz.
Fica feliz com seu êxito e como inquieto que é perante as situações, anuncia isto ao seu gestor que terminou ou encontrou a solução para determinado problema ou outra forma de fazer algum processo.
Seu líder que nem sempre está atento ao que acontece ao seu lado efetivamente ou quer manter as coisas como sempre foram, faz o que?
Premia o proativo com mais uma atividade!!! Isto, ele acabou de solucionar ou executar uma situação e na sequência recebe mais uma tarefa para fazer.
Enquanto o sujeito que não é proativo, que não tem iniciativa, que precisa ser o tempo todo estimulado, acompanhado para fazer algo, ou mesmo cobrado para a finalização de uma atividade nem começou a fazer. Normalmente, está fazendo algo mais simples e menos significativa que a que o proativo já fez.
Isto!!! O sujeito que não faz, trabalha menos, gera menor resultado. Enquanto isto o proativo trabalha mais, produz mais. Mas o primeiro, o que não produz, exige mais de sua liderança. O proativo não, ele está fazendo e trazendo resultado. Mas até quando o proativo aguenta isto numa empresa?
Até o limite de sua necessidade financeira ou de sua paciência definirem. Mas a punição do proativo não para por aí. Pois o sujeito que não tem proatividade necessita mais do direcionamento de sua liderança, tem mais contato com ela, acontece o que? Acaba sendo mais lembrado muito mais que o proativo. Por que isto acontece?
Quem é visto, é lembrado!!! Ditado antigo e infelizmente presente em algumas empresas onde o acompanhamento das entregas não tem um critério adequado e que efetive a meritocracia. O sujeito que está mais próximo é lembrado e por vezes chega a ser indicado para uma promoção no lugar do proativo? Numa perfeita distorção dos fatos. E o proativo recebe o que? Mais trabalho.
Isto não é ficção, é realidade, acontece de fato numa empresa muito perto de você. O perfil de proatividade não condiz com a realidade de algumas empresas ou de alguns gestores. A proatividade por vezes incomoda e isto não deveria ser assim. Mas a cultura de gestão nem sempre está tão próxima da literatura como deveria. A proatividade nem sempre é valorizada e entendida como deveria. Nem chega a ser vista como algo positivo por alguns. Por isto os punem com mais e mais trabalho.
Isto é algo para ser muito bem pensado, pois quantos proativos a empresa não está perdendo nos últimos tempos??
Pense nisto: [email protected]
Confira a coluna em áudio:
Deixe seu comentário nesse post