Sintomas são similares à Covid-19
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou nesta quarta-feira que há registros em vários estados de uma nova variante do vírus Influenza A, H3N2, batizada como Darwin. Especialistas e secretarias municipais e estaduais já vinham alertando sobre o surto.
“Uma nova cepa do vírus Influenza A, H3N2, Darwin, vem sendo cadastrada em nossos sistemas, em vários estados do país. Por isso recomendamos que todos os cuidados relacionados à saúde sejam priorizados, o uso de máscaras, a higienização das mãos ainda é sumariamente importante” escreveu Cruz. O post no Twitter foi deletado tempo depois.
O Brasil enfrenta um surto de casos de infecções do vírus Influenza, popularmente conhecido como gripe. Descoberta na Austrália, a cepa Darwin também atinge o sistema respiratório e apresenta reações similares à Covid-19. Entre os sintomas, estão febre, dor de garganta, no corpo e nas articulações e congestão nasal.
Na postagem, o secretário-executivo reforçou a importância da vacinação e pediu à população que mantenha os cuidados “não farmacológicos”.
Cruz ressaltou ainda que a nova cepa da Influenza pode ser mais agressiva em crianças. “Em crianças o vírus Influenza é mais ágil, podendo evoluir à sintomas mais graves. Se estiver em dúvida se é Gripe H3N2 ou Covid-19, faça um teste”, publicou no Twitter.
O secretário-executivo do Ministério lembrou também sobre o registros de casos da flurona, dupla contaminação pelo vírus da Covid-19 e Influenza. “Importante: Já foram identificados casos de FLURONA, combinação do vírus Influenza A e da Covid-19”.
Fonte: G1
Deixe seu comentário nesse post