Filhotes de macaco-prego e de cervo aguardam na clínica veterinária conveniada com o Município
Este começo de ano está sendo movimentado para a equipe do Programa de Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). Os biólogos do programa já atenderam, até agora, aproximadamente 90 chamados da população para recolher animais silvestres que se encontravam próximos a residências.
A maior parte dos resgates é de cobras e gambás, as vezes corujas, gatos-do-mato e cachorros-do-mato. Mas este ano ocorreram duas situações pouco comuns: os resgates de um filhote de macaco-prego, na Ilha da Figueira e um filhote de cervo, no Garibaldi.
Ambos foram encontrados pela população e encaminhados à Fujama. Os dois ainda estão em uma clínica veterinária aqui de Jaraguá do Sul, conveniada com a Prefeitura, especializada no atendimento de animais silvestres. E o melhor de tudo, estão cada dia melhor.
O filhote de cervo até já ganhou peso, o que é considerado um grande avanço tendo em vista que é uma espécie bem sensível e que costuma não evoluir tão bem em cativeiro, ainda mais, sendo tão novinho assim. Os cuidados com ele são intensos para que não sofra o chamado estresse de captura ou de contenção, que pode levar à morte em poucas horas.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
“Como é muito assustado, temos que ter todo o cuidado possível para que não tenha nenhuma intercorrência”, salienta o médico veterinário Igor Martins.
Já o filhote de macaco-prego, bem mais sociável, acabou virando a sensação na clínica e nas redes sociais. Chiquinho, como é chamado, tem em torno de um mês de vida e foi encontrado por moradores em uma área de mata próximo a região conhecida como Toca da da Caninana.
O pequeno macaco estava molhado, coberto de lama e já apresentava infestação de larvas de mosca-varejeira. Da mesma forma que o cervo, se não tivesse sido recolhido, dificilmente sobreviveria.
Segundo o biólogo da Fujama, Gilberto Ademar Duwe, os dois filhotes não têm condições de voltar para a natureza e a Fujama busca, agora, um local apropriado para eles, já que o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), em Florianópolis, está lotado e, no momento, não tem condições de recebê-los.
“A Fujama e o CETAS estão analisando outras possibilidades e a melhor alternativa de local para os animais”, informa o biólogo. Enquanto aguardam um lar definitivo, os dois filhotes permanecem sob os cuidados da clínica, recebendo toda a atenção que merecem.
SERVIÇO – RESGATE DE FAUNA
Durante a semana
O munícipe deve entrar em contato com a Fujama, por meio do 0800-6420156 da Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul ou direto na Fujama pelo telefone – 3273-8008 no horário das 7 às 17 horas de segunda à sexta-feira.
Fins de semana, à noite e feriados
Esta solicitação é feita pelo serviço 193 dos Bombeiros Voluntários.
Deixe seu comentário nesse post