O aumento foi de quase 560% na primeira semana de fevereiro
Acompanhando a tendência mundial de aumento de casos após a descoberta da variante Ômicron, Guaramirim também tem registrado altos índices de contaminação pelo novo coronavírus. Em comparação entre a primeira semana de janeiro e de fevereiro, o aumento foi de quase 560%
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. na primeira semana de janeiro foram registrados 209 casos. Em fevereiro, também na primeira semana, foram confirmados 1.169 casos. “Até dezembro estávamos registrando cerca de 20 casos por dia. A partir de janeiro, com a chegada da Ômicron, vimos esse número saltar para mais de 200 novos casos diários”, declarou a secretária Cheila Rowedwer.
Apesar do alto índice de contágio, os números de internação não sofreram aumento expressivos no município. Segundo a secretária, o principal motivo para a estabilização deste número é a ampliação da vacinação. “A vacina já se mostrou eficaz contra todas as variantes que temos conhecimento, e é a melhor forma de frear a contaminação. Em geral, pessoas com o ciclo de imunização completo têm uma redução considerável na intensidade dos sintomas”, afirmou.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Para atender o aumento da demanda, o município ampliou o atendimento no Centro de Triagem, que desde o início do mês passa a atender também aos sábados. A orientação é para que a população procure atendimento já nos primeiros sintomas. De segunda a sexta-feira, o atendimento é das 7h às 16h30. Aos sábados, durante o mês de fevereiro, o Centro de Triagem funciona das 7h ao meio-dia.
A variante preocupa a administração municipal também porque há ainda a possibilidade de redução de servidores em decorrência de afastamentos pela doença, como já ocorre em outros municípios. Para o prefeito Luís Antonio Chiodini, o momento exige atenção. “Já estamos nessa luta há quase dois anos e passamos por muitas coisas juntos. Hoje temos a vacina, mas ainda não podemos nos descuidar. Infelizmente ainda temos que estar alertas, e apesar dos nossos esforços para reestruturar a oferta de serviços, é possível que haja demora no atendimento. Sei que a população vai entender, e conto com a compreensão de todos”, disse o prefeito.
Vacinação segue no salão na Igreja Santos Anjos
A partir desta quarta-feira (09), a imunização de todos os cidadãos, independentemente da faixa etária, será realizada na Central de Vacinação, no bairro Avaí. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas.
Crianças e adolescentes com idade entre 5 e 11 anos precisam agendar a vacinação no site guaramirim.atende.net. Para todas as demais faixas etárias a imunização está sendo realizada por livre demanda, sem necessidade de agendamento.
Deixe seu comentário nesse post