Fenômeno pode ocasionar temporais no Sul do Brasil
Um ciclone bomba vai se formar no Leste da Argentina entre esta quarta-feira (27) e a quinta-feira (28). A previsão é que ele se desloque muito rapidamente em direção a latitudes perto da Antártida. No extremo Sul do Atlântico, o ciclone extratropical atingirá uma enorme intensidade com pressão atmosférica central excepcionalmente baixa com vento de força de furacão na altura das Ilhas Geórgia e Sandwich do Sul.
Uma área de baixa pressão vai se deslocar da Patagônia para o Centro da Argentina, onde deve começar a se aprofundar na província de Buenos Aires, onde a pressão deve cair no final desta terça e na madrugada da quarta-feira.
Será o ponto inicial de formação da bomba meteorológica. A interação entre correntes de jato com o avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e o escoamento de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera vinda da Bolívia com ar muito quente vai levar, então, o centro de baixa pressão a um processo de impressionante intensificação e aprofundamento com deslocamento extremamente rápido para o Sul.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Para se ter ideia do que representa uma pressão de 936 hPa, são valores que se costuma ver apenas em ciclones extratropicais extremamente profundos que se formam no Estreito de Bering, perto do Alasca, e mais ao Norte no Atlântico junto à Groenlândia e a Islândia.
O recorde de menor pressão no Mar de Bering foi de 920 hPa em um ciclone junto ao Alasca, em 2020. No Norte do Atlântico, a pressão desceu a 913 hPa em ciclone de 1993.
Fonte: https://metsul.com/ciclone-bomba-vai-se-formar-no-atlantico-sul/.
Deixe seu comentário nesse post