Sistema amplia a transformação do município em uma smart city
A empresa DATAPROM, contratada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, colocou em operação nesta semana os semáforos inteligentes. Os equipamentos funcionam em sete cruzamentos semaforizados da cidade.
De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, os investimentos na modernização e automação do sistema de trânsito são iniciativas que ajudarão a tornar Jaraguá do Sul uma cidade inteligente,os diferentes sensores eletrônicos coletam dados que são usados para gerenciar e otimizar os recursos.
“Agora estamos com 100% dos semáforos em funcionamento, tornando Jaraguá do Sul a primeira cidade do estado a contar com esse tipo de sistema, o que mostra que estamos trabalhando focados em oferecer melhorias no trânsito, as quais se refletem na qualidade de vida da nossa população”, destaca o secretário.
Ele ainda reforça que essa fase é de avaliação para programação e ajuste dos temporizadores. “Tudo isso ocorre numa central de controle, trazendo mais benefícios para a mobilidade urbana e melhores resultados na prática”, afirma Bertoldi.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Conforme a empresa, esse sistema é um conjunto de controladores semafóricos DP40-A, acompanhados de modernas câmeras de controle de tráfego e placas de comunicação capazes de processar essas imagens e enviá-las aos controladores. Ele automatiza o ajuste nos tempos semafóricos, dando prioridade à via com maior demanda sem a necessidade de ação humana.
O contrato prevê a instalação de 14 pontos na cidade. A partir do segundo semestre, inicia-se o estudo para instalação nos demais sete pontos. Ainda segundo a DATAPROM, o modo ‘adaptativo centralizado’ parte do princípio da definição do valor do headway entre os veículos – tempo entre eles.
E o tempo de distância é percebido por sensores – no caso laços de vídeo detecção. Essa informação é levada ao controlador semafórico DP40-A da DATAPROM, que calcula e organiza esse fluxo automaticamente. Esse sistema não tem função fiscalizatória.
A instalação dos equipamentos tem como finalidade a redução das filas provocadas nos cruzamentos. Segundo Bertoldi, as pessoas vão sentir essa diferença no dia a dia, sendo que a ideia é fazer com que o motorista passe menos tempo parado no trânsito. Além de desafogar o trânsito, o sistema será bom para o meio ambiente, pois reduz a emissão de gases poluentes.
Para definir os locais de instalação, os técnicos da Prefeitura e da DATAPROM verificaram a demanda após um mapeamento e contagem dos veículos.
Mais novidades – Integração e Onda Verde
Nos últimos meses, a DATAPROM tem trabalhado em um mapeamento completo das programações semafóricas de Jaraguá do Sul. O estudo foi necessário para definição dos pontos em que havia necessidade de novas programações e a centralização do sistema dentro do Antares, software que é o responsável por integrar todas as nossas soluções.
No caso de Jaraguá do Sul, o software Antares permitirá a integração de até 80 controladores semafóricos – contemplando a gestão inteligente de todos os cruzamentos já semaforizados da cidade.
O trabalho também permitiu criar a famosa onda verde no município em seis corredores. Esse termo define as vias em que os semáforos são ajustados de modo a garantir um fluxo constante dos veículos dentro da velocidade média permitida na via.
Esse projeto faz parte de um contrato celebrado pelo Município de Jaraguá do Sul com o consórcio formado entre a DATAPROM e a empresa WH Sul, que será responsável pela manutenção desse sistema durante os próximos cinco anos.
Os sete pontos que já receberam a tecnologia são os seguintes:
- Rua João Planincheck x João Januário Ayroso
- Rua Presidente Epitácio Pessoa x Bernardo Grubba
- Rua João Planincheck x Expedicionário Antônio Carlos Ferreira
- Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira x Reinoldo Rau
- Rua Domingos Rodrigues da Nova x Coronel Procópio Gomes de Oliveira
- Rua Olívio Domingos Brugnago x 25 de Julho
- Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira x Bernardo Dornbusch
Deixe seu comentário nesse post