Cidasc alerta população catarinense
Um morador de Jaraguá do Sul recebeu um pacote misterioso e não solicitado vindo da China. A pessoa realizou a compra de um objeto de decoração através da internet e, ao receber a encomenda, recebeu também outro pacote contendo duas embalagens com sementes clandestinas. Este foi o primeiro caso deste tipo registrado no Estado. Outros já foram computados nas últimas semanas.
Tais pacotes, segundo a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), não vem corretamente identificados, alguns inclusive, descrevendo o conteúdo como “jóias”, mas que contêm as sementes. Além disto, as embalagens possuem ainda identificação, supostamente, com caracteres chineses.
Apesar de parecerem inofensivas, estas sementes clandestinas podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças e, assim, causarem sérios prejuízos econômicos e danos do ponto de vista da defesa sanitária vegetal, tal como vivenciamos atualmente com a pandemia por Covid-19.
Orientação
A orientação da Cidasc é para que, caso o cidadão não tenha feito nenhuma compra, mas tenha recebido um pacote suspeito não abra, não semeie e não jogue no lixo. Leve-o até um escritório da Cidasc ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mais próximo para que sejam recolhidas. Também está disponível para contato os telefones 0800-644-6510 ou (48) 3665 7300 (WhatsApp), do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal do estado, onde a pessoa poderá solicitar orientações adequadas.
Deixe seu comentário nesse post