Confira a coluna em áudio e texto
A dificuldade de concentração atrapalha em todas as atividades da vida. Não somente na vida profissional, na pessoal também. Perde-se tempo com diferentes distrações existentes. Vários dispersores atuam por vezes de maneira conjunta e lá se vai a atenção.
Para as pessoas com déficit de atenção (DDA) isto complica muito, mas se ainda a pessoa tiver hiperatividade (TDAH) isto piora ainda mais.
Sentir-se atraído por uma atividade, ter a atenção devida no que se faz, é um grande passo para que a produtividade possa se fazer presente. Manter-se atento ao que está fazendo pode remeter à um esforço muito grande. Mas que se torna fundamental, afinal de contas as pessoas precisam apresentar resultados em suas atividades, há a necessidade de compromisso com a produtividade.
Mas para tal é importante que cada pessoa entenda o que lhe faz manter a atenção e principalmente identificar e entender quais são os dispersores de atenção que lhe distraem. Quais são os gatilhos que fazem com a atenção deixe de existir e a distração se faça presente? Esta pergunta necessita de importante resposta.
Nas organizações pode-se regular a condição de uso de equipamentos eletrônicos como celulares, isto pode ser tratado no código de conduta ou no manual do colaborador. Pois estes representam uma grande parcela de distrações diárias. Basta um sinal, uma pequena vibração que sinalize a entrada de uma mensagem ou similar, que a atenção da atividade vai embora e a curiosidade ansiógena toma conta e a necessidade de verificação do que chegou no WA ou em outra rede social ganha força.
Um precioso tempo é perdido, por vezes uma construção de pensamento ou de uma solução de um problema se perde, pois entrou uma nova mensagem no celular. Normalmente uma mensagem fútil e sem sentido ao ambiente laboral.
A dificuldade não é do meio externo, do ambiente, é da pessoa. Ela não está educada em não ver todas as mensagens que recebe. A ansiedade cresce e por vezes, até escondido as pessoas olham a mensagem que receberam. O vício eletrônico tomou conta. A falsa necessidade de olhar todas as mensagens recebidas é enorme, como se não forem olhadas algo muito importante pode estar acontecendo e a pessoa não participar.
Se algo de mais grave ou importante acontecer com a família, ou algo do gênero. A empresa tem seus contatos e, entre eles um número de telefone. É para a empresa que a família deve ligar e passar o recado. Não diretamente para a pessoa em seu posto de trabalho.
Mesmo por educação quando ligasse para alguém que está trabalhando perguntasse se esta pessoa pode atender ou não. E se a resposta for não, a boa educação manda que a ligação seja realizada em outro horário.
As pessoas não recebem salário para ficarem mandando mensagens banais em seus celulares nos horários de trabalho. Claro se o celular é da empresa e ele é utilizado como ferramenta de contato com cliente e/ou fornecedores é outra coisa. Este celular é corporativo e faz parte do trabalho, isto muda tudo.
Outro fator de distração nas organizações são as diferentes telas abertas no computador, que nem sempre estão abertas para auxílio na execução das tarefas. Muitas vezes estão abertas por curiosidade ou por falta de organização. Se a pessoa tiver acesso liberado na internet, a infinidade de opções dispersoras de atenção, levam o mais desavisado há se perder, e o que deveria ser feito não acontece.
Além dos dispersores eletrônicos, outros mais comuns também exercem seus papéis, o excesso de conversas, que nem sempre são pertinentes ao trabalho. O cafezinho que chama para um bate papo na cozinha, o cigarro para os ainda fumantes. Ou seja, diversos dispersores fazem com o que as atividades não sejam cumpridas.
Não estamos falando de que a empresa deva ter um regime de disciplina rígida, mas as pessoas deveriam prestar mais atenção nos dispersores de atenção e analisar o quanto estes estão interferindo em seus resultados. O quanto a produtividade não está ficando perdida no mundo dispersivo?
Atenção no que se faz é algo fundamental para que seja feito a excelência no trabalho. A produtividade pode ser melhor e os resultados serem alcançados com menor esforço e acontece o melhor aproveitamento de algo muito precioso: o tempo.
Pense nisto: [email protected].
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