Procedimentos de correção de catarata e pterígio ultrapassaram R$ 126 mil
A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Santo Antônio, realizou, nesta segunda-feira, mais de 100 cirurgias oftalmológicas. No total, foram 37 procedimentos de correção de catarata e 65 de pterígio. O investimento para a realização das cirurgias foi de R$ 126 mil.
“Essas cirurgias são necessidades básicas dos nossos cidadãos, e sem dúvida o empenho da Secretaria de Saúde faz toda a diferença para a realização destes mutirões. Quem ganha é toda a comunidade guaramirense, que vai ver diminuir a fila para essas correções e vai ter uma significativa melhora no seu dia-a-dia” declarou o prefeito Luis Antonio Chiodini.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
O Secretário de Saúde de Guaramirim, Marcelo Deretti, fala sobre o objetivo da ação e a programação de cirurgias futuras. “Buscamos com isso dar mais qualidade de vida às pessoas, que terão seus problemas visuais restabelecidos. Nos próximos meses faremos outros mutirões para atender cada vez mais a população do nosso município”, concluiu.
Pterígio e catarata
O Pterígio é uma resposta do corpo humano a um processo de irritação ocular, que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila, gerando o que se conhece também por “carne nos olhos”. Ela é mais recorrente em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol. Em casos avançados, o pterígio pode crescer de tal maneira que cobre a pupila e interfere com a visão.
A catarata é provocada por um processo natural de envelhecimento, e ocorre quando o chamado cristalino, localizado no meio dos olhos, vai se tornando opaco. A catarata é uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil. Como não existem remédios, colírios ou outros tratamentos, a cirurgia é, até o momento, a única forma de reversão do problema.
Deixe seu comentário nesse post