Motivo é a redução em 50% na distribuição das doses
A Prefeitura de Jaraguá do Sul informa que o município está recebendo uma quantidade insuficiente de doses da vacina BCG, que protege contra a tuberculose e é ministrada, preferencialmente, em recém-nascidos. As doses são enviadas, periodicamente, pelo Ministério da Saúde aos Estados, só que desde o mês de abril deste ano houve uma redução de 50% da cota de distribuição, em virtude de dificuldades no processo de aquisição desta vacina.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Devido ao desabastecimento temporário, a Secretaria ressalta que será preciso realizar o agendamento de crianças para tomar a dose do BCG. “É uma medida necessária até que a situação seja normalizada”, destaca o secretário Alceu Moretti. Ele explica, no entanto, que ainda não há uma previsão por parte do MS para regularizar o envio de doses.
A fim de otimizar o frasco de vacinas e evitar qualquer perda técnica, será feito o agendamento de 10 crianças por dia, para o período matutino. A Secretaria também vai enviar nesta semana um ofício ao Hospital Jaraguá informando sobre a situação e pedindo para que divulguem aos pais a necessidade de entrar em contato com a Central de Imunização da Reinoldo Rau para o agendamento do BCG, seja por telefone ou pessoalmente.
A supervisora de Imunização, Ana Cristina Kneipp, salienta que a vacina para a hepatite B e o teste do pezinho, também realizados pós-nascimento, não sofreram alterações e devem ser realizados nos períodos preconizados.
Central de Imunização da Reinoldo Rau
Rua Reinoldo Rau, 123 – Bairro: Centro – CEP: 89251-600
Telefone: (47) 3276-8900 – (47) 3276-8912
E-mail: [email protected]
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h50
Deixe seu comentário nesse post