Atendimento é voltado para pessoas com sintomas de Covid-19
A Secretaria de Saúde mantém plantões de atendimento para casos de síndromes gripais e covid-19 aos sábados e domingos no Pama do bairro Czerniewicz e na Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089). Outra possibilidade é procurar pela Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro (UAPS) do Hospital São José. Desde 10 de setembro a unidade mantém plantão sete dias por semana, das 7 às 19 horas, para casos desta natureza. Cabe ao Pronto-Socorro da unidade hospitalar a triagem que encaminha os casos mais leves de suspeita de covid ao UAPS. A testagem Covid ocorre por meio do swab nasal, que utiliza uma haste flexível, mediante indicação ou prescrição médica. Os exames que demoram cerca de uma hora para ficarem prontos.
O Pama é, pelo quarto fim de semana consecutivo, o equipamento público municipal exclusivo destinado para acolhimento, triagem, atendimento médico e testagem para covid-19 em pacientes. A instituição funciona sete dias por semana, das 6h30 às 22 horas. Neste domingo (20), no entanto, terá o horário reduzido para rotina de dedetização. Neste dia, a instituição abre as portas, excepcionalmente, às 7h30 e não às 6h30 como habitualmente. Outra forma de acessar um órgão público no fim de semana é por meio da Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089), que atende de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas.
A centralização do plantão de atendimento para casos desta natureza aos fins de semana ocorreu pela baixa procura nas demais unidades de saúde dos bairros que também ficavam abertas nos sábados e domingos anteriores. A baixa demanda levou a secretaria a encerrando as atividades em quatro postos de saúde: Ilha da Figueira, Nereu Ramos, Barra do Rio Cerro e Caic. Anteriormente, os plantões no posto de saúde do João Pessoa já haviam sido suspensos.
Deixe seu comentário nesse post