Também foram aplicadas 765 doses de vacina
Nos três dias da Campanha Jaraguá Hepatite Zero, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a procura por testes rápidos e vacinação, superou as expectativas.
Foram realizados 1.005 testes e aplicadas 765 doses de vacina. Do total de testes, tiveram resultado reagente (positivo):
HIV: 6
Sífilis: 34
Hepatite B: 2
Hepatite C: 1
A ação foi realizada em parceria com o Jaraguá do Sul Park Shopping e a Unisociesc. O espaço foi montado especialmente para a campanha, oferecendo todas as condições para a realização dos procedimentos.
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Escritório de projetos e LabGov, vem trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o objetivo 3, que aborda a Saúde e Bem-estar.
“Até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis.”
Segundo a coordenadora de ODS, Alessandra Fabíola Ballock Grossklags, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são metas definidas a nível mundial para erradicar ou diminuir algumas questões de importância mundial e de vários países. “Ações como esta campanha nos faz identificar através de testagem o diagnóstico e o quanto falta para atingir a meta zero.”
De acordo com Mário da Silveira, diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, o LabGov é uma iniciativa da Administração Municipal e tem por objetivo criar um ambiente que gere inovação na área pública. “A Saúde foi a pioneira no uso do LabGov para pensar inovação nos serviços da Secretaria”, comenta.
Talita Piccoli Sevegnani, gerente de Vigilância Epidemiológica, afirma que as pessoas que tiveram resultado positivo nos testes receberam as solicitações de exames complementares e os encaminhamentos necessários. “A partir de agora o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) iniciará o monitoramento.”
O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, reforça a importância do trabalho realizado por meio da Campanha Jaraguá Hepatite Zero. “Agradecemos a todos os profissionais envolvidos na campanha e lembramos que este importante serviço está disponível à população, tanto no CTA, quanto nos postos de saúde. Já é uma rotina na Atenção Primária, pois entendemos a necessidade de ações de prevenção para uma vida saudável”.
A vacinação é a principal estratégia para a prevenção das Hepatites, a Hepatite B tem tratamento e a Hepatite C tem cura na maioria dos casos. Continuamos com a testagem e vacinação em todas as Unidades de saúde como parte da rotina de atendimento.
Como parte da Campanha, além dos dias de testagem e vacinação, está sendo realizada uma gincana que começou no dia 1º e segue até 31 de agosto, com a participação de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os demais pontos da rede que realizam a testagem do município.
A gincana está sendo organizada pela Gerência de Vigilância Epidemiológica e Gerência da Atenção Primária e com ela espera-se mobilizar os profissionais da rede municipal de saúde em torno do assunto, além de intensificar as ações de combate às hepatites virais B e C e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estimulando a testagem rápida.
Deixe seu comentário nesse post