Pela parceria, o Senai oferecerá cursos gratuitos para mais de 200 trabalhadores
O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, e o vice-presidente para assuntos regionais da Fiesc, Célio Bayer, assinaram na tarde dessa segunda-feira (8), uma parceria entre o Município e a Federação das Indústrias de Santa Catarina, visando a preparação de profissionais para o mercado de trabalho.
O programa é denominado Qualifica Jaraguá e foi idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação com o objetivo de acelerar a economia e amplificar o número de profissionais qualificados.
O Programa Qualifica Jaraguá terá a parceria do Senai Jaraguá do Sul para execução dos cursos. Além do investimento de R$ 200 mil feito pela Prefeitura, as empresas do município também custearão 20% do valor dos cursos, que serão oferecidos de forma gratuita para a população. “É uma parceria para qualificar os trabalhadores das nossas indústrias.
Hoje, há uma necessidade muito grande de qualificar, não somente as pessoas que estão fora do mercado de trabalho, mas aquelas que estão empregadas, para que elas tenham uma oportunidade maior dentro da empresa e abrindo espaço para outras pessoas”, disse o representante do Senai, Célio Bayer.
Inicialmente, cerca de 250 pessoas devem receber treinamento nas mais diversas áreas, como metalmecânica, energias renováveis, têxtil automotiva e construção civil.
Conforme o prefeito Jair Franzner, Jaraguá do Sul vem se destacando no Estado na geração de novas vagas de trabalho, ampliando mês a mês o número de oportunidades no mercado.
No entanto, o mercado está exigindo profissionais preparados e qualificados para os desafios do setor industrial, o que vem se tornando uma tarefa difícil para os recrutadores. “A criação de novas e boas oportunidades de trabalho depende muito da qualificação de quem está buscando seu espaço no mercado de trabalho”, enfatizou o prefeito.
Nos próximos dias, o Senai de Jaraguá do Sul estará informando detalhes sobre o funcionamento da parceria, mas, os cursos ofertados serão para residentes no município e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, seguindo a seguinte ordem de prioridade:
1- Pessoas em Situação de Vulnerabilidade (Apresentar Folha Resumo do Cadastro Único);
2- Desempregados (Apresentar Carteira de Trabalho);
3- Pessoas empregadas a procura de qualificação ou recolocação no mercado de trabalho.
Deixe seu comentário nesse post