Biólogo jaraguaense dá recomendações de segurança
Com a chegada da primavera, os animais de sangue frio, que costumam hibernar no inverno, retomam as suas atividades normais. Por isso, répteis, como as serpentes, começam a dar às caras com mais frequência.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Segundo o biólogo da Prefeitura de Jaraguá, Christian Raboch Lempek, a temperatura externa é essencial para as atividades desses animais, tendo em vista que o calor da primavera e do verão esquenta os corpos aumentando o metabolismo e eles saem a procura de alimento.
“As serpentes saem para comer ou se reproduzir e muitas vão parar dentro da casa das pessoas. Caso encontre um animal desses em casa, prenda gato, cachorro, tira criança de perto e entra em contato ou com a Fujama ou com os bombeiros”, disse.
Uma forma de prevenir o surgimento de serpentes nas residências é manter o terreno limpo, sem mato ou entulhos e ficar atento à presença de roedores, que atraem as serpentes.
SERVIÇO DE RESGATE DE FAUNA
Durante a semana
O munícipe deve entrar em contato com a Fujama, por meio do 0800-6420156 da Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul ou direto na Fujama pelo telefone – 3273-8008 no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Fins de semana, à noite e feriados
Esta solicitação é feita pelo serviço 193 dos Bombeiros Voluntários.
ACIDENTES COM COBRAS – PRIMEIROS SOCORROS
Segundo o biólogo da Fujama, Christian Raboch, no Brasil ocorre por ano, em média, 30 mil acidentes com picadas de serpentes e em torno de 150 mortes. “Normalmente, essas mortes estão relacionadas aos primeiros socorros feitos de forma errada.” Com base nisso, segue abaixo alguns mitos e verdades relacionados a acidentes com serpentes.
Mito
- Fazer torniquete;
- Chupar o local da ferida para tirar o veneno;
- Tomar cachaça;
- Furar ao redor da picada para o veneno escorrer.
Verdade
- Procurar ficar calmo após a picada – agitação faz o veneno circular mais rápido no organismo da vítima;
- Limpar a ferida com água e sabão;
- Aplicar uma compressa de gelo sobre o local a picada;
- Procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Deixe seu comentário nesse post