Confira a coluna em áudio e texto
A condição que nos vem à mente quando vemos estas duas palavras, é que a estrela tem seu brilho e se destaca mais que o firmamento.
Típica reação da situação gestáltica de percepção, onde a figura se destaca sobre o fundo. Dando a clara “certeza” de sua importância e significado de a estrela ter maior destaque.
A estrela aparece mais o que o firmamento, isto é um fato. Mas a estrela só aparece porque existe um firmamento que a permite brilhar e que a acolhe. Caso contrário, ela a estrela, não seria percebida e nem se destacaria.
Qual a semelhança disto com a empresa? As empresas tendem a promover ao status de estrelas pessoas ou áreas dentro de suas estruturas. Dá destaque em alguém, área ou processo.
Considera que a significância desta estrela torne se muitas vezes a forma que o mercado percebe a empresa, ou seu produto. Esta pessoa ou área, passa a ter regalias no horizonte organizacional.
Afinal de contas ela é a estrela. Ela, a pessoa ou área, é quem garante os clientes, ou faturamento, ou algo semelhante. Seus pedidos ou exigências são atendidos, pois são julgadas por suas entregas. Muitas das vezes vistas como salvadoras dos resultados positivos da empresa.
Mas o que realmente acontece, é que a estrela só brilha dentro da empresa, porque outras pessoas ou áreas fazem todo o suporte para que isto aconteça. Outras pessoas ou áreas, entendem a importância da estrela e unem-se em esforços para isto.
Claro que a verdadeira estrela, remete a ser alguém que sabe se relacionar com os demais. Tem a humildade suficiente para entender a importância e o significado dos demais no processo. Valoriza isto, pois depende disto. A verdadeira estrela sabe que ela brilha porque o firmamento lhe permite e garante este status. Pessoa ou área, que são estrelas verdadeiras, sabem do valor dos demais. Não se julgam superiores e nem são altivos.
Agora, se na sua empresa, quem faz o papel de estrela, seja uma pessoa ou área, não agem com esta percepção dos demais. Logo poderá perder seu brilho, os demais não a sustentam por muito tempo. Há tem uma outra coisa importante sobre uma estrela, ela a estrela pode ser cadente.
E aí na sua empresa, a estrela sabe brilhar no firmamento organizacional?
Pense nisto: [email protected].
Deixe seu comentário nesse post