Os eleitores votarão primeiro para o cargo de governador e, depois, para presidente
No domingo (30), os brasileiros retornam às urnas para decidir as eleições de 2022. Além da corrida presidencial, disputada entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), doze estados também vão escolher seus governadores. Em Santa Catarina estão Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL).
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Na microrregião, são 192.730 eleitores aptos a votar neste ano. Jaraguá do Sul é o maior colégio eleitoral da microrregião, com 122.232 eleitores, seguido de Guaramirim com 32.165, Schroeder com 13.827, Massaranduba com 13.038 e Corupá com 11.468 eleitores aptos a votar. Barra Velha e São João do Itaperiú, que também integram a região têm 26.993 e 3.745 eleitores respectivamente.
De acordo com o chefe de Cartório de Jaraguá do Sul, Eduardo Arbigaus, a expectativa para o segundo turno é seguir o exemplo do primeiro turno.
Os eleitores votarão primeiro, para o cargo de governador, com dois dígitos, e, depois, para o cargo de presidente da República, também com dois dígitos. Se o eleitor digitar os números que não sejam dos candidatos concorrentes ao segundo turno, o voto será computado nulo, caso acionada a tecla confirme.
Uma das principais dúvidas dos eleitores para o pleito de 2022 é a biometria. O sistema de identificação por meio da digital, que entrou em processo de implementação no Brasil desde 2008, ainda gera muitas dúvidas. O chefe de Cartório, Eduardo Arbigaus, explica.
Arbigaus lembra das principais regras eleitorais para este período que antecede a votação e também para o domingo (30).
Deixe seu comentário nesse post