83% dos estudantes já saíram com emprego depois do curso profissionalizante
Na noite dessa quarta-feira, dia 21, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, formaram-se 171 alunos do Programa Qualifica Jaraguá. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com Fiesc/Senai e oito empresas de Jaraguá e região.
Trata-se de cursos profissionalizantes oferecidos no Senai, financiados pelo poder público e também pela iniciativa privada. As empresas parceiras dessa edição foram Grupo Elian, Grupo Malwee, Grupo Menegotti, Live, Marisol, Proma Construções e Negócios, Sol Paragliders e Tecniwer.
Os cursos foram oferecidos prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social e desempregados, de setembro a dezembro deste ano, no Senai da Barra do Rio Molha e Senai de Três Rios do Sul, este ao lado do Parque da Inovação.
Os cursos oferecidos foram de costureiro, soldador MIG/MAG/TIG, instalador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica, mecânica básica de automóveis, operador em usinagem convencional, assentador de revestimento cerâmico e porcelanato, montador de painéis elétricos, operador e programador de máquinas de usinagem CNC.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
Mais de 80% dos 171 alunos do programa saíram da capacitação com emprego garantido. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, explica que o sucesso do programa se deve, principalmente, à parceria entre o poder público e a iniciativa privada e às estratégias utilizadas para a escolha dos cursos a oferecer. As escolhas dos cursos foram baseadas na necessidade de mão de obra das indústrias e empresas de Jaraguá do Sul.
“As empresas foram parceiras do programa e desde o início se envolveram com o desenvolvimento das capacitações. O programa ajudou as empresas que precisavam de mão de obra qualificada e, também, as pessoas em vulnerabilidade social e desempregadas. O curso foi totalmente gratuito para os alunos”, explica Sarmanho.
O prefeito Jair Franzner enfatiza que o programa melhora a economia do município e diminui a falta de mão de obra nas principais áreas produtivas da indústria. “A nossa cidade é terra de gente trabalhadora, empreendedora e inovadora. Esse programa só reforça esse perfil”, ressalta Franzner. Com o sucesso da primeira edição do Programa Qualifica Jaraguá, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já estuda manter ou até ampliar o programa para o ano que vem.
Deixe seu comentário nesse post