Preço da saca subiu, mas custos dos insumos aumentaram
A colheita do arroz na microrregião teve início no fim do mês de janeiro. A produção está dentro das expectativas, mesmo com período de chuva acima do normal entre agosto a outubro de 2022.
A guerra na Ucrânia também afetou os custos de produção para os rizicultores, em especial os preços dos insumos, que subiram até 50%. Já o preço da saca de 50 quilos melhorou, saindo de R$ 60 em 2022 para R$ 80 neste ano na abertura da colheita na cooperativa Juriti de Massaranduba. Esse preço ainda deverá ter alteração durante o período de colheita.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
O presidente da Cooperativa Juriti de Massaranduba, Orlando Giovanella, fala sobre este início de colheita. “A colheita está um pouco atrasada por conta das chuvas do segundo semestre do ano passado. Já entrou parte da produção, mas o ‘grosso’ deve entrar nos próximos 20 dias”, disse.
De acordo com Giovanella, o grão do arroz está com boa qualidade. “A colheita está muito boa com mais de 250 mil sacas até o momento, a qualidade do produto também está muito boa”, destaca.
Em 2022, a Cooperativa Juriti recebeu mais de 1,7 milhão de sacas de arroz. A expectativa é que esse número se repita neste ano. Após a colheita da safra do arroz no início deste ano, os rizicultores da região ainda realizam a colheita da ressoca, que é a segunda colheita do arroz que brota na mesma área. A ressoca deve ser iniciada entre maio e junho.
Deixe seu comentário nesse post