Alternativa dará passagem à comunidade até que seja construída a nova Ponte da Trindade, entre Jaraguá do Sul e Schroeder
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Jaraguá do Sul iniciou a preparação da margem direita do Rio Itapocuzinho para a construção de uma passarela de madeira ligando o Bairro Santa Luzia ao município de Schroeder.
Conforme o secretário de Obras, Otoniel da Silva, a passarela será uma alternativa de acesso para os moradores daquela região até que uma nova ponte seja construída, o que não tem prazo para acontecer pois dependerá de recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, já que a estrutura é intermunicipal.
A passarela provisória terá aproximadamente 1,5 metro de largura com cerca de 40 metros de comprimento. A data de conclusão da obra não está definida. Por enquanto, as máquinas estão trabalhando na preparação das cabeceiras.
Desabamento em novembro de 2022
Conhecida como Ponte da Trindade, a estrutura sobre o Rio Itapocuzinho foi construída pelo Governo do Estado no ano de 2010, por se tratar de importante ligação entre municípios. A ponte foi interditada na noite do dia 29 de novembro de 2022, depois que ocorreu o afundamento da cabeceira no território jaraguaense. A medida impediu a passagem de veículos, mas, precariamente, pedestres ainda se arriscavam a passar e evitar um deslocamento maior para chegar a outra margem.
No dia seguinte, mais uma parte da cabeceira danificada desabou, impedindo completamente a passagem. Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Jaraguá do Sul chegaram a conclusão que construir uma ponte provisória no local não seria viável naquele momento. Decidiram ainda que a Prefeitura faria o enrocamento na margem direita do Rio Itapocuzinho, que pertence a Jaraguá do Sul. Do outro lado do rio, a prefeitura de Schroeder é quem deve fazer o serviço.
Desde o dia 30 de novembro, a Rua Arthur Ropelato está interditada a alguns metros antes da ponte para evitar a aproximação de veículos e pessoas. Motoristas utilizam os outros acessos a Schroeder, como a ponte na Rua Tercílio Demarchi, no Bairro Santa Luzia que liga ao Itoupava-Açu, em Schroeder e o acesso principal entre os dois municípios pela Rua Jaraguá, no Bairro João Pessoa e até mesmo lá por Guaramirim com acesso ao Bairro Schroeder I.
Deixe seu comentário nesse post