Confira a coluna em áudio e texto
Muito se pergunta quando a rotatividade de uma empresa está alta, o que estará acontecendo?
Vários motivos podem justificar: a carência de mão de obra, a condição salarial, a oferta de melhores oportunidades e ofertas de emprego, infraestrutura da empresa, clima organizacional, etc…
Todos devem ser observados e se identificados dentro desta relação, as tratativas precisam ser ajustadas.
Mas existe um fator que pesa e muito para que a rotatividade de uma empresa ou setor desta, seja elevado: a liderança
Sim, quem coordena uma empresa ou área pode significar e representar o real motivo porque as pessoas não querem lá trabalhar. Porém nem sempre este fator é observado.
As considerações em geral vão para os comentários de que as pessoas não querem mais saber de nada e que não querem trabalhar. Sim há uma parcela de pessoas que não querem nada com nada, pois preferem limitar suas vidas pelas dádivas assistenciais distribuídas. Mas são escolhas.
Estamos referenciando quem quer e que não fica por conta da liderança. Na sua empresa esta análise já foi devidamente realizada?
É muito comum estar associado neste aspecto a condição da liderança que não vincula com os seus e que não cria um ambiente de trabalho acolhedor. Por mais difícil e pesada que as tarefas possam ser. O líder é o referencial da área e ele é quem dá o tom para as coisas acontecerem. Muitos são os exemplos de locais de trabalho, que tem atividades exaustivas, com remuneração não muito atrativa. Mas a conduta do líder faz toda a diferença.
Não incomum também que este mesmo líder que não vincule com os seus liderados, seja daqueles em que seu poder é determinado pela autoridade punitiva. Aquele tipo de líder que aplica advertência por qualquer motivo, acreditando que assim exercerá poder sobre sua equipe. Quando na verdade está cada vez mais fragilizando sua liderança perante o grupo.
O mais interessante disto tudo é que ainda temos várias destas condições de liderança nos dias de hoje, ainda mais num momento de escassez de mão de obra como o vivido atualmente. Há uma dissonância abrupta entre a realidade e ação da liderança.
A rotatividade de sua empresa pode estar sendo gerada pela sua liderança e é esta que precisa ser observada. O custo da rotatividade não é somente da falta de mão de obra para um determinado momento. É algo que vai muito além disto.
Pense nisto [email protected] ou no telefone 98826-78507.
Deixe seu comentário nesse post