Saiba como pedir a nova carteira
Santa Catarina está entre os quatro estados que oferecem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além do estado catarinense, somente Acre, Alagoas, Mato Grosso estão preparados para atender os cidadãos. O Governo do Estado, por meio da Polícia Científica iniciou a emissão da carteira de identidade nacional no dia 8 de março, em todos os postos de atendimento.
Participe do grupo de informações da 105 FM no WhatsApp! Clique aqui
Participe do grupo de informações da 105 FM no Telegram! Clique aqui
O prazo inicial estabelecido para a emissão do documento em todo o país era o começo deste mês, mas nos outros 23 estados e no Distrito Federal, a emissão do documento ainda está em fase de testes ou sendo implementada.
O novo documento, criado em 2022 por decreto pelo Governo Federal, também utiliza o CPF como número único, semelhante ao documento catarinense já emitido desde 2021. O modelo nacional deve ser adotado por todos os estados brasileiros até o fim do ano.
Segundo a diretora de Identificação Civil e Criminal da Polícia Científica, perita Cassia Regina Roman da Rosa, o agendamento para emissão da CIN está disponível no site www.policiacientifica.sc.gov.br. Porém, alerta que o cidadão não precisa ter pressa para renovar o documento, a não ser que realmente seja necessário.
O que muda com a nova CIN?
Em Santa Catarina, o cidadão notará basicamente a mudança na aparência da carteira de identidade, visto que muitas das demais funcionalidades já constam no atual modelo emitido no Estado. Isso inclui a inserção da numeração de outros documentos, informações de saúde, nome social e a unificação das numerações do CPF e do RG, padrão adotado de forma pioneira pelo estado em novembro de 2021.
Em termos de novidades, será disponibilizada a versão digital do documento ao validar o QR Code da CIN no aplicativo “gov.br”. A nova Carteira de Identidade Nacional elimina definitivamente o antigo número do Registro Geral (RG).
Deixe seu comentário nesse post