Segundo biólogos da Fujama há evidências de que o animal foi domesticado
Equipes da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) recolheram um macaco-prego (Sapajus) no bairro Amizade nesta segunda-feira (14). O animal estava dentro de uma residência e segundo um dos biólogos da Fujama, Chistian Raboch, que participou do resgate tudo indica que o primata era domesticado.
“No momento da ocorrência, o jovem macaco acabou subindo no meu ombro. O que indica que alguém provavelmente o tinha em casa, mas ele acabou fugindo.”
Mesmo aparentemente saudável, o espécime foi encaminhado ao veterinário para exames de rotina. “Informamos ao IMA (Instituto de Meio Ambiente de Sant Catarina) para ver qual será procedimento neste caso, se o encaminhamos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ou se ele vai ficar por aqui para avaliar o que é melhor para o animal”.
Christian Raboch lembrou que o macaco-prego é uma das espécies de primatas existentes no bioma da região. “É uma espécie que é protegida por lei, animal silvestre, e as pessoas não podem ter esse animal em casa ilegalmente, pois são passíveis de multa e, dependendo do caso, até prisão.
Deixe seu comentário nesse post