Biólogos da Fujama alertam para o aumento de ocorrências envolvendo cobras e lagartos
As temperaturas altas dos últimos dias fizeram com que ocorrências envolvendo serpentes e lagartos voltassem a programação da equipe do Programa Resgate da Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Animais de sangue frio, os répteis (grupo ao qual pertencem cobras, lagartos, tartarugas e jacarés) normalmente ficam mais inativos durante as estações de outono e inverno e passam a maior parte do tempo, neste período em suas tocas e só saem destes locais quando a temperatura sobe e precisam buscar alimento.
No entanto, aponta o biólogo da Fujama Christian Raboch, o calor fora de época dos últimos dias acabou fazendo com que os répteis voltassem à atividade mais cedo para buscar alimento. “Nesta busca por comida parar dentro da casa das pessoas, empresas e escolas”, emendou. “Ontem (terça-feira) a gente resgatou uma coral em cima de uma calçadas. Já na segunda tivemos mais dois resgates de serpentes.”
O biólogo recomenda que, ao encontrar uma cobra dentro de casa ou no quintal, a pessoa mantenha a calma, tire de perto crianças e animais domésticos para que não entrem em contato com a serpente e ligue, imediatamente, para a Fujama ou para os Bombeiros Voluntários (ver serviço abaixo). Após a solicitação, uma equipe da Fujama ou dos bombeiros vai até o local para resgatar o animal que será devolvido à natureza em áreas de preservação ambiental do Município.
Limpeza – Outra forma de prevenir o surgimento de serpentes nas residências é manter o terreno limpo, sem mato ou entulhos e ficar atento à presença de roedores, que atraem as serpentes.
SERVIÇO DE RESGATE DE FAUNA
Durante a semana
O munícipe deve entrar em contato com a Fujama, por meio do 0800-6420156 da Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul ou direto na Fujama pelo telefone – 3273-8008 no horário das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Fins de semana, à noite e feriados
Esta solicitação é feita pelo serviço 193 dos Bombeiros Voluntários.
Deixe seu comentário nesse post