Confira a coluna em áudio e texto
Por muito tempo se falou em surpreender o cliente, em encantar o cliente. Hoje o discurso tem uma nova dimensão: promover o sucesso do cliente!
É uma estratégia essencial para qualquer negócio que deseje prosperar e manter a lealdade dos clientes neste mercado em constante ebulição, não somente evolução. Essa abordagem coloca o cliente no centro de todas as decisões, dentro do que Simon Sinek fala em seu conceito de Círculo Dourado. As atividades e as pessoas da empresa, priorizam as necessidades, desejos e satisfação do cliente em todos os aspectos do relacionamento.
Algumas das razões pelas quais é crucial promover o sucesso do cliente:
– Retenção e fidelização: clientes quando bem-sucedidos tendem a ser mais tolerantes a permanecerem com a empresa por um longo período. A satisfação do cliente leva à fidelização, atendendo a taxa de churn (cancelamento de serviços) e, portanto, aumentando a receita recorrente.
– Recomendações e boca a boca: clientes quando satisfeitos tendem a compartilhar experiências positivas com outras pessoas, o que pode gerar recomendações e atrair novos clientes. A propaganda boca a boca positiva é uma forma poderosa e econômica de marketing.
– Diferenciação competitiva: em mercados competitivos que estamos vivendo, a promoção do sucesso do cliente pode ser um diferencial importante. Clientes satisfeitos não se preocupam em buscar alternativas.
– Feedback valioso: ao concentrar no sucesso do cliente, as empresas recebem feedback valiosos sobre seus produtos, serviços e processos. Essas informações são fundamentais para melhoria continua e para que a oferta da empresa se adeque ainda mais às necessidades do mercado.
– Redução de custos: a manutenção de um cliente tende a ser mais econômico do que adquirir novos clientes. Aumentar a retenção de clientes pode reduzir os custos de aquisição e os recursos investidos em atividades de marketing, bem como de adequação de processos e pessoas.
– Valor vitalício do cliente: clientes bem-sucedidos tendem a gastar mais com a empresa ao longo do temp. Isso significa que no longo prazo, eles representam uma receita maior.
– Satisfação pessoal e motivacional da equipe: saber que os clientes estão satisfeitos com o trabalho realizado pode ser uma fonte de motivação para a equipe e proporcionar uma sensação de realização ao contribuir para o sucesso dos clientes.
E é neste último tópico que vale todo o esforço, pois são as pessoas de sua empresa que efetivam o sucesso do cliente. Mesmo com todo o arsenal tecnológico que possa existir, pessoas qualificadas, motivadas e engajadas no propósito da empresa é que caracterizam o verdadeiro sucesso.
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